Benjamin Teixeira pelo espírito Eugênia.
Se sua vida, prezado amigo, está vazia, insatisfatória, entediante, procure sentido no serviço ao seu semelhante em humanidade, e verá sua existência encher-se de significado, conteúdo e propósito.
É no amor que encontrará resposta para todos os problemas de falta de sentido para viver, bem como para todos os dramas da alma, da mente, da emoção. O amor é a panacéia que está na raiz de todos os métodos de cura realmente eficazes (com efeitos profundos e duradouros, por remontarem às verdadeiras causas), para quaisquer questões, desde os desajustes suaves da emoção, até desequilíbrios graves como os vícios ou mesmo os desatinos psiquiátricos.
Se seu coração sangra, com ofensa sofrida, perdoe, prestamente, correndo no sentido de reconciliar-se com a pessoa que o feriu, ainda que apenas no interior do seu coração.
Preste um trabalho voluntário semanalmente, seja solidário a todo tempo com colegas de profissão, com familiares, com estranhos na via pública, em toda parte. Seja doçura, seja ternura, seja carinho, seja amor, seja presença, seja atenção, seja gente… e sua humanidade será incrementada, e você se sentirá bem melhor, e você se sentirá feliz, e você estará jornadeando, seguramente, para a plenitude.
Medite, com atenção, prezado amigo, sobre o objetivo que o trouxe à presente encarnação, sobre tudo que pode fazer de bem pelo próximo, pela forma que pode deixar o mundo um pouco melhor ao deixá-lo, e, seguindo tais intuições do essencial, aplicando-as no seu dia a dia, dentro do possível e não segundo padrões ideais – que propelem à procrastinação e à desistência – tenha certeza: estará no caminho de encontrar paz e alegria, nessa e nas vidas que se seguirão.
(Texto recebido em 4 de março de 2001.)