Benjamin Teixeira
pelo espírito
Eugênia.

Você estava desarmado, e roubaram-lhe as energias, o entusiasmo, a esperança. O amigo desavisado não notou que tudo quanto fazia era para o bem geral. Ignore, porém. A tristeza de agora se converte em semente para a alegria de logo mais, se você agir corretamente. Até mesmo as dores da alma que, de tão lancinantes, assemelham-se a surtos de loucura conduzem à cura. São processos terapêuticos que, em profundidade, corrigem as anfractuosidades da psique, conferindo equilíbrio ao que antes estava desajustado, recompondo os fragmentos de totalidades que não poderiam ser cindidas.

Agradeça ao ofensor que lhe ensina humildade, paciência e constância. Nada acontece por acaso, e nenhum mal que lhe for feito pode justificar revolta. Se a revolta e o desespero surgirem em seu coração, boa oportunidade de refletir nos porquês de se sentir assim. Questões pendentes se tornam urgentes, ou você não se afligiria tanto.

Em primeiro momento, todavia, acalme-se. O que não pode ser feito agora será feito amanhã. Os amigos que hoje não o entendem entendê-lo-ão no futuro. E se ainda nada disso o consolar, aguarde oportunidade bendita de realizar tudo de novo, e poderá, então, pelo acréscimo de experiência de que será dotado, fazer mais e bem melhor.

Às vezes, a Divina Providência rapta a oportunidade de uma realização, de modo estratégico, para propiciar um tempo maior de acúmulo de “know-how” e capacidade para a construção perfeita dessa mesma realização. Destarte, jamais deblatere contra o destino. Veja onde errou, comprometa-se a não se expor ao mesmo erro novamente, mas siga adiante, sem remorsos, porque o passado está fixado e não pode ser mudado. A única coisa que você tem é o presente, para a edificação de um porvir melhor. E, se pensar bem, isso é maravilhoso, nada poderia ser melhor: é o controle da situação, mesmo que precise tomar uma perspectiva não-imediatista – e que ótimo que seja coagido a isso.

Sendo assim, não se lamente, e mãos à obra! Sua culpa deve ser convertida na responsabilidade da mudança, no comprometimento com um novo padrão de excelência. Se algo especificamente não pode ser feito, outra coisa, talvez bem melhor, tenha ocasião de acontecer. Esteja atento e seja criativo. Sempre se pode dar a volta por cima. E é isso, exatamente, que vai fazer, se quiser.


(Texto recebido em 8 de setembro de 2000. Revisão de Delano Mothé.)


Convite:


4 FENÔMENOS ESPETACULARES.

4 ilustrações de arrepiar, sobre 4 fenômenos espetaculares, além de uma surpresa ímpar, com extraordinária incorporação de Eugênia gravada. Não dá para perder a reunião pública do Salto Quântico deste domingo, 7 de dezembro. Às 19h30, no “Mega Espaço”, Rua Nossa Senhora das Dores, 588. Ministração de passes, a partir de 18h50. Atendimento fraterno (para você desabafar ou se aconselhar com alguém preparado), após a preleção. Evento angariando recursos para a exibição do programa Salto Quântico, em rede nacional de televisão – CNT, 15h30 de sábados (horário de Brasília); 9h de sábados (horário de Aracaju), apenas em Sergipe, Aperipê TV –, divulgando a salvadora mensagem da imortalidade da alma e da cobertura e inspiração da Espiritualidade Superior aos que fazem por merecer. A primeira visita tem sempre cortesia garantida. Informações adicionais pelo telefone 3041-4405.

Equipe Salto Quântico.