Benjamin Teixeira
pelo espírito Eugênia.
Qual o seu débito com a vida?
Qual o seu débito com a humanidade?
Qual o seu débito com a posteridade?
Não se suponha vivo para desfrutar a vida, como se fosse um premiado da sorte, a passear em longa jornada de férias, preocupado em tudo tirar, sem nada devolver em troca. Você está em algum lugar, com certo grupo de pessoas e em determinado quadro de circunstâncias para servir, construir e aprimorar coisas, processos e indivíduos.
Quando terminar essa sua atual passagem pela Terra, algo lhe será perguntado, que pode tomar a feição questões diversas: A que foi ao mundo? O que foi que por lá fez? Quantos corações tocou? Quantas inteligências esclareceu? Quanta fome matou?
Tenha cuidado para não adiar o fundamental. As solicitações do cotidiano, as premências da sobrevivência material e as ilusões das paixões materiais podem distraí-lo longamente, se não se atentar para o que realmente quer fazer, para o que, no mais fundo de sua alma, seu coração lhe pede.
O essencial não é algo elevado que você não pode atingir: é a substância elementar de você mesmo que, não encontrada e não vivida, fá-lo-á um zumbi em plena vida física e, na outra vida… só Deus o sabe…
(Texto recebido em primeiro de agosto de 2004.)
Aviso:
Nestes próximos dias 2, 3 e 4 de agosto, Benjamin Teixeira estará proferindo duas palestras e realizando um seminário na cidade de São José do Rio Preto, São Paulo. Se você desejar obter mais dados a respeito, telefone para: (17) 236 1208; (17) 3217 9078 ou (17) 9774 8465.