Benjamin Teixeira
pelo espírito Eugênia.
Esgotado, insone e ansioso, sente você a vertigem do colapso nervoso. Recorde-se, porém, de que este é o momento ideal para exercitar confiança em Deus.
Tranquilize-se. A Infinita Bondade nunca abandona Suas criaturas. Pense que está passando por um teste, para ver o quanto deposita fé no Criador, com esse momento de crise. E, justamente agora que seus “nervos” estão “à flor da pele”, relaxe e sorria, lançando-se, com irrestrita confiança, nos braços amorosos d’Ele.
Tudo vai passar. E quando esse instante tiver-se ido, lembrará como foi tolo exasperar-se, como já aconteceu de outras vezes, e reconhecerá como foi estúpido perder as esperanças. Então, antecipe essa conclusão para essa ocasião, e empenhe-se por asserenar-se imediatamente. Será de enorme valia para você, em hora tão conturbada, agir dessa forma, com controle de si, já que desenvolverá uma capacidade maior de suportar situações-limite e vence-las, provação essa que é não só universal como inevitável ocorra, aqui ou além, com todas as criaturas humanas.
Veja o que pode fazer por você AGORA para aliviá-lo da dor psíquica e acarinhar-se. Faça uma refeição saborosa e saudável. Tome ducha quente e demorada. Prepare um café fumegante. Telefone para uma pessoa querida. Sintonize um canal de TV de sua preferência. Abra livro de mensagens calmantes, ao acaso, e compulse-lhe as sugestões salutares.
Não precisa fazer muito. Preocupe-se em administrar o estresse, tomando todas as providências para amenizar o estado de angústia e tensão. A grande tentação no momento de tensão é focar obsessivamente os próprios motivos que geram o estresse, em vez de se desviar a atenção para mecanismos relaxantes, numa ciranda suicida, um ciclo vicioso que ilude a mente já consternada, com a ideia de que, se ela pensar muito sobre o que lhe conduz à beira do colapso, o colapso não acontecerá.
Faça o melhor por você, agora, repito, pelo seu bem estar e a sua calma, e deixe que o resto Deus se encarregue de fazer por você o que está fora do seu alcance. Tenha certeza: Ele fará.
(Texto recebido em 3 de março de 2003.)