Determinação é fundamental. Se você não sabe onde quer chegar, nem consegue distinguir o que realmente almeja ou o que deveria ou não focar, estabelece, dentro de si, uma guerra de forças que lhe consome as energias e o(a) torna improdutivo(a), ineficaz, confuso(a), inseguro(a), conflitado(a) e infeliz.

Evidentemente, não precisamos ficar adstritos(as) a um objetivo específico durante toda uma reencarnação. É possível, e muitas vezes necessário, que modifiquemos rumos ou mesmo destinos, desde que percebamos como correta a mudança.

Entrementes, estando certos(as) ou errados(as), todos(as) devemos definir metas, ou seremos definidos(as) por influências externas, normalmente oriundas de agentes do mal, já que as Potências Celestes aguardam a nossa decisão pessoal, jamais invadindo o âmbito do foro íntimo de quem quer que seja.

Note que as ervas daninhas medram sem que precisem ser plantadas. Para que tenhamos, todavia, uma colheita de qualidade, teremos que preparar o terreno, semear, adubar, irrigar, evitar pragas, zelar para que todo o processo natural de crescimento da plantação não sofra solução de continuidade, por fatores supervenientes.

Ninguém pode pretextar não saber a que veio à Terra. Se você, meu(minha) caro(a) leitor(a), ainda não está cônscio(a) da finalidade que o(a) trouxe ao mundo físico, vasculhe sua consciência, ausculte a intuição, ore, peça inspiração ao Alto, consulte amigos(as), pessoas mais velhas, sábias e experientes, mas não descanse enquanto não encontrar uma resposta, ainda que provisória, para essa questão que é a base de todas as outras.

Esteja certo(a) de que, se você buscar verdadeiramente, a resposta virá. É Deus Quem o quer. Há, inclusive, meios criativos para tanto, codificados nos sinais que a Divina Providência apõe em sua vida para lhe indicar o caminho a seguir. Defeitos e limitações são um campo capital de investigação. Aptidões e tendências inatas são outro, complementar ao primeiro.

Examine suas mazelas e virtudes, observe a(s) vocação(ões) que você traz desde o berço ou que tenha desenvolvido com o tempo. Tudo isso é forte indício do que lhe pode ser a programática da presente existência.

Uma terceira área também sugestiva é aquela que concerne a circunstâncias inarredáveis. Pai e mãe que o(a) criaram, pátria em que nasceu, classe social a que pertenceu na infância etc. Seja para superar dificuldades, desenvolvendo novas capacidades, seja para aprender a conviver com adversidades, grandes sinalizações do Céu são encontradas nas situações inexoráveis que você enfrenta.

De qualquer maneira, indubitavelmente você precisa ter um objetivo, uma meta, um propósito para viver. O animal-consciente-criatura humana não pode ser saudável e feliz sem um sentido para a existência.

Dê significado à sua passagem pela crosta planetária. Guias espirituais e mentores(as) encarnados(as), a família e a boa cultura podem fazer muito por você, mas nada no capítulo do essencial, ou lhe seriam prejudiciais, afastando-o(a) da escolha por assumir as rédeas da própria vida.

Determine-se, ainda que pelo impossível. Defina-se, ainda que pelo improvável. Porque até sonhos inviáveis podem inspirar e alimentar a alma, ao passo que um coração vazio é porta escancarada para o desespero e todos os desvios e desgraças em que pode um ser humano incorrer.

Faça a declaração de sua missão existencial. Escreva, se possível, mesmo que depois destrua o material ou o guarde em local seguro. Não deixe sua vida passar em branco. Traga para o nível consciente o que lhe foi assinalado antes da reencarnação, como plano diretor de sua atual jornada no domínio de matéria densa. Se necessário, reescreva esse roteiro, mas jamais se mantenha inerte.

Não importa a grandeza de sua missão, e sim o sentido de uma missão para viver. Deus não vê o tamanho de um projeto, mas a sinceridade de propósitos com que o trabalho é realizado.

Ouça seu coração. A despeito do que diga o mundo, siga sua consciência e sua intuição, porquanto, em última análise, o(a) responsável por você e pela desgraça ou êxito em que se envolver, hoje ou amanhã, é, simples e tão somente, você mesmo(a).

Benjamin Teixeira de Aguiar (médium)
Eugênia-Aspásia (Espírito)
25 de abril de 19981

1. Mensagem extraída do livro “Retratos do Amor”, primeiro título da trilogia que inclui as obras “Vincos de Luz” e “Sol de Esperança”.


Aviso
:

Excepcionalmente, a partir desta terça-feira até o final desta semana, as mensagens do site não serão selecionadas por Benjamin Teixeira, que se encontra em viagem, impossibilitado para este mister. Sendo assim, os textos disponíveis serão extraídos dos livros por ele publicados, no período aproximadamente de 1996 a 2000.

E para os que frequentam semanalmente as palestras públicas proferidas no Espaço Emes, aos domingos, às 19h30, avisamos que Benjamin Teixeira programou o retorno da viagem para o próximo sábado, a fim de que possa estar presente na reunião, normalmente, no dia 18 de setembro de 2005.

Equipe Salto Quântico.