Benjamin Teixeira
po
r espíritos incógnitos.

Certo. Amigos espirituais, têm algo a dizer sobre Religião Espírita?

A religião espírita, muito embora sem paramentos, ritos ou hierarquias, é uma religião como outras, só que lastreada em fatos, argumentos lógicos e, principalmente, no propósito prático de melhoria das criaturas humanas.
Enquanto outras religiões convencionais se estruturam sobre dogmas e artigos de fé, o Espiritismo sustenta-se em idéias e princípios universais, intuídos ou deduzidos através de estudos criteriosos da vida e sua fenomenologia diversa.

O que mais poderia se dizer sobre religião espírita?

Que permuta ritos por procedimentos terapêuticos. Dogmas por princípios universais, auferidos pela lógica e observação dos fatos. E hierarquias formalmente estabelecidas por uma coordenação natural de líderes que se apresentam espontaneamente, por sua autoridade moral e intelectual para apontar rumos, dirimir conflitos e, mormente, apresentar meios de se encontrar e viver a paz e a felicidade.

Que mais podem nos dizer a respeito?

Que ninguém tem direito de criar ordens fossilizadas dentro do Espiritismo, que deve permanecer solto, livre, para a expressão transparente de caracteres, que assim se organizarão sem a instituição oficial de cargos e grupos. A autoridade no meio espírita sempre deve ser regida pelo princípio da concordância universal e, principalmente, pela persuasão feita por membros nobres do grupo, que, com seus dotes de coração e inteligência, farão todos vislumbrarem os horizontes para os quais a todos conduz.

A ética cristã é espírita? Espiritismo é de fato uma parte do cristianismo?

Sem dúvida, muito embora o transcenda, já que engloba gente de outras tradições religiosas, como budistas e taoístas. Ninguém precisa crer em Jesus ou seguir-Lhe os mandamentos para estar salvo. Mas sim quem lhe viver as idéias de amor e de concórdia universais, que foram também expressas em outras culturas. Como a Terra caminha para a globalização, e como a cultura ocidental é e se torna cada vez mais hegemônica, o cristianismo deu origem ao Espiritismo, que, por isso mesmo, propõe-se a ser o Cristianismo em sua pureza primitiva, ou seja: livre de atavios, doutrinas confusas e seguidores hipócritas.

Algo mais desejam dizer?

Não. Satisfeitos.

(Diálogo travado em 26 de junho de 2002.)