Acordei fora do corpo, presenciando nova etapa de um caso de que eu já havia tomado conhecimento. Uma ligação de áudio1 entre um pai biológico e dois de seus filhos, em sua última reencarnação, era supervisionada por uma advogada mediadora de conflitos, uma distintíssima dama negra com aparentes sessenta anos, no interior das instalações de um Tribunal do Domínio Sublime de Consciência.
Ao término da conversa de conciliação, a perspicaz jurista asseverou, sumariamente, voltando-se para a dupla de irmãos de gêneros opostos:
– Embora vocês tenham ponderado corretamente, no princípio… Sua mente e raciocínios estão truncados. A situação é uma crassa e completa injustiça. Seu pai é um homem velho e fatigado. Necessário que eu tome partido do lado certo.
Os dois irmãos tomaram um tremendo susto com as declarações obviamente disparatadas e injustas da profissional, em tão sucinta conclusão, a partir do diálogo ocorrido à distância, sem conseguirem vocalizar qualquer palavra, estupefatos.
Dito isso, a especialista em intermediação de conflitos desligou a conexão em tempo real com o idoso e, dirigindo-se aos dois irmãos, que se encontravam com ela em seu gabinete, disparou, sem introitos, as exatas afirmações anteriores, mas em ordem modificada, com pequenas alterações na construção fraseológica de duas delas, para eliminar ambiguidades:
– A situação é uma crassa e completa injustiça. Seu pai é um homem velho e fatigado. A mente dele e seus raciocínios estão truncados. Necessário que eu tome partido do lado certo. Posso adiantar que vocês ponderaram corretamente, desde o princípio…
Sem sorrir, já de pé, ajustando o paletó de seu tailleur, em tom de despedida, a elegantérrima lady finalizou, fitando a dupla em rápido soslaio, com o intuito de não constranger os interlocutores e lhes transmitir, sem palavras, a ideia de que não precisavam pedir desculpas por terem-na interpretado mal originalmente, inclusive porque ela os havia momentaneamente induzido a isso:
– Precisei mudar a ordem das sentenças, sem dizer inverdades, enquanto seu genitor nos acompanhava, para que ele nos ouvisse de modo receptivo e o processo pudesse ser facilitado. Tranquilizem-se: a situação será esclarecida em seu tempo, e vocês não serão prejudicados.
Benjamin Teixeira de Aguiar
Bridgton, Maine, Estados Unidos
11 de abril de 2023
1. As tecnologias da dimensão física de existência têm contrapartes na esfera extrafísica de vida. Chico Xavier foi o médium que mais deu destaque a esse tópico fenomenológico, em sua magnífica obra psicográfica.