pelo espírito Eugênia.
Não lute contra sua sombra: integre-a. Isto já foi dito n’outras ocasiões, por numerosos autores, sobremaneira psicólogos da linha denominada de Profundidade. Entretanto, nunca será demais fixarmos estes conceitos precípuos no que concerne à gerência da casa mental, sobretudo porque, nos meios religiosos, é comum que os indivíduos se identifiquem com a parcela benevolente de si próprios, mas se esqueçam e cassem a cidadania, no que tange ao trajeto em suas mentes conscientes, dos aspectos menos lisonjeiros que compõem sua natureza.
De modo nenhum, com isso, estar-se-ia estimulando um processo de entrega da alma e do comportamento aos instintos e tendências menos aprováveis que habitam a intimidade do indivíduo. A evolução é um ímpeto imperioso, e a civilização rege os processos de educação do animal que palpita no imo de cada criatura, para que o anjo, gradativamente, desperte para a luz da consciência. Entrementes, urge colher os frutos da vitalidade, criatividade e inspiração disponíveis no âmago das estruturas psíquicas da “sombra”, indispensáveis ao processo de amadurecimento psicológico e espiritualização do ser, já que, no pano de fundo do que não foi assimilado à personalidade consciente, inumeráveis fatores positivos e mesmo componentes da angelitude dormente em todo ser humano jazem intocados e, por estarem alijados da vida psíquica consciente, distorcidos e degenerados.
Que cada um tenha consciência de suas próprias fraquezas e inclinações menos elogiáveis e as elabore, ao seu modo, com acompanhamento abalizado de bons conselheiros espirituais e terapeutas devidamente preparados para tanto, já que, não fazendo isto, estar-se-á segmentando a psique e tendo-a projetada n’outras pessoas, perdendo-se, assim, não só conhecimento sobre si próprio, como poder sobre a conduta e as linhas de destino em sua existência.
Repressão gera neurose, obsessão, depressão, pânico. Liberação engendra os espetáculos do crime, da decadência, do vício. Assim, amigo, suporte a cruz da percepção de sua dualidade íntima, enquanto na condição humana, aguardando que Deus lhe oportunize alternativa nova de entendimento de si e síntese da alma, num padrão mais alto de consciência, que não será no plano do egóico, mas nos parâmetros da transcendência, do espiritual. E, destarte, como o Cristo suspenso na cruz do martírio da condição humana encarnada, aceite o conflito de sua disparidade constitucional inexorável, e estará você apontando para o Alto da “ressurreição”, para o ressurgimento num nível mais alto de expressão do seu ser, sentir, agir e pensar…
(Texto psicografado em 20 de agosto de 2006. Revisão de Delano Mothé.)
(*) Para qualquer um que tenha tido algum tipo de contato com a Psicologia Junguiana, ficará óbvio: este texto de Eugênia é simplesmente uma pérola. Complexo e obscuro (por sua invulgar profundidade), o tema da sombra psicológica foi apresentado com um didatismo impressionante e um poder de síntese ímpar. Neste artigo, mais do que em outros talvez, a doce e sábia Mentora nos permite entrever uma parcela de sua faceta Aspásia de Mileto, a grande filósofa de Grécia Antiga que foi, há 2500 anos, fundadora de uma escola de pensamento, em Athenas, e mestra de Sócrates.
A sombra psicológica, mui perfunctória e resumidamente falando, poder-se-ia dizer ser o estrato de nossos psiquismos que reúne tudo que foi alijado da personalidade consciente, pelo processo de educação e enquadramento à vida em sociedade e às expectativas do grupo cultural e familiar a que pertencemos, além das cisões psicológicas geradas por desejos pessoais de definição de identidade, conforme metas e ideais personalíssimos. A questão, porém, é que a sombra constitui parte do tecido vivo da mente e busca sempre assomar-se ao plano vígil de nossos pensamentos, por meio de impulsos irracionais, lapsos lingüísticos e outros “atos falhos”, que revelam “complexos” mal resolvidos e ainda não integrados à totalidade da psique.
Em certas circunstâncias extremas, gravemente ignorada e reprimida, pode “explodir”, como uma panela de pressão mental que acumulou tensão íntima, e conduzir indivíduos e povos (porque há também sombras coletivas) aos delírios do fanatismo ou a toda ordem de contradição humana, como a “caça às bruxas” de minorias não aceitas (vítimas de preconceito e tabu social), ainda que pela forma sutil da maledicência e da calúnia, engendradas pela “projeção da sombra” de pessoas e de agrupamentos humanos que não a reconhecem como parte constituinte de si mesmos. Surtos de raiva e expressões de asco, explosões de humor ou de desejo costumam-lhe indicar a poderosa presença e quase irresistível atuação (para os que têm pouca ou nenhuma consciência de sua existência). É por ela que o flagelo da obsessão tem acesso de sintonia na mente de indivíduos e conglomerados humanos.
Benjamin Teixeira.
Errata:
Por fim, na mensagem publicada segunda-feira, “Fala da Espiritualidade para os que Desejam Receber Mensagens Mediúnicas Pessoais”, não se explicitou, no rodapé do texto, que o discurso de Eugênia foi psicografado na reunião mediúnica fechada do dia 15 de agosto de 2006.
Delano Mothé,
Diretor do Departamento de Edição e Divulgação.
Aproxime-se da Espiritualidade Superior você também, caro leitor, beneficiando-se de Sua sabedoria, proteção e amor. Freqüente as palestras gratuitas do líder encarnado do Projeto Salto Quântico, o médium Benjamin Teixeira, que acontecem no Espaço Emes, em Aracaju, Sergipe, às 19 h e 30 min de domingos, nas quais, além da inspiração dos Imortais em todos os tópicos abordados, ainda há a fala direta dos grandes mestres desencarnados da Espiritualidade, ao fim da reunião, através da psicofonia do Orador espírita. A assiduidade semanal a atividades como esta, de busca coletiva de Deus e da Espiritualidade Sublime, é indispensável à consecução de nossos objetivos de paz, sabedoria e felicidade.
Fonte: http://www.saltoquantico.com.br