Benjamin Teixeira e o espírito Eugênia.
Preâmbulo:
Após transmitir mensagem de caráter pessoal para uma das amigas presentes na reunião mediúnica fechada de terças-feiras, na sede do Instituto Salto Quântico, missiva psíquica esta prenhe de dados íntimos totalmente fora de meu conhecimento (inacessíveis por meios sensoriais comuns), nossa Mestra da Felicidade – a dulcíssima, serena e sábia Eugênia – ditou-me, com o sorriso seráfico de uma monja mística e a elegância ímpar de sua postura e vestimenta gregas, o texto que se segue, com sugestões magníficas e extraordinariamente didáticas, para que cada criatura faça sintonia com o Plano Superior de consciência. Em seguida, a redação da venerável mentora espiritual adquire forte caráter de alerta, em relação à fase delicada de transição e realizações ingentes que nossa organização atravessa. Vale que leiamos o artigo eugeniano com muita atenção.
Irmão em ideal,
Benjamin Teixeira,
Aracaju, madrugada de 10 de outubro de 2007.
A Mensagem de Eugênia:
Gostaria de poder conversar com todos isolada, individualmente; isso porém me não é possível, e creio que seja compreensível, em função das enormes dificuldades que encontramos na prática da comunicação intermundos, com limitações de tempo e energia que os companheiros encarnados estão longe de vislumbrar na íntegra.
Apesar destes óbices, gostaria, outrossim, de deixar clara a minha promessa, o meu compromisso de estar com todos, pela voz do coração e da consciência. Somos um grande grupo, um oceano sem bordas, que se manifesta por toda parte – o que os queridos amigos chamam “Espiritualidade Superior”, e que eu preferiria denominar, simplesmente, de “Espiritualidade do Bem”. E, assim, estamos sempre disponíveis a inspirar quem quer que seja, através da voz do bom senso, da boa vontade, da caridade, da indulgência, do carinho, do perdão, da felicidade, da paz!
Quem quiser nos ouvir, nos sentir, estar em sintonia conosco, busque, tão-somente, este padrão de sentimentos nobres, elevados, humanos, e imediatamente se colocará alinhado com o diapasão de nossa freqüência mental. Não há grande mistério ou métodos sibilinos e inacessíveis para tanto. Eis por que disse Nosso Senhor Jesus que confundiria os sábios e engrandeceria os simples e pequeninos, os quais entenderiam facilmente Suas colocações sublimes.
Estou por demais tocada de alegria e bem-aventurança, por encontrá-los em mobilização efetiva no sentido de manter a base de nossa organização em Aracaju. Há ainda – lamentável ter que asseverar – a possibilidade de transferirmos nossas atividades para a capital da garoa. Todavia, na medida em que os prezados companheiros se esforçam por colaborar com o trabalho de divulgação do Espiritismo em massa, que constitui o fim precípuo de todas as nossas ações, ser-nos-á bem mais viável a continuidade das tarefas do núcleo central do Instituto em terras sergipanas.
Nossa Mãe Maria Santíssima está, de modo particular, feliz com o empenho de todos em dar de si mesmos, do próprio coração, em preces e em vibrações benevolentes, para que a nau do Salto Quântico possa prosseguir em direção ao porto de realizações a que se destina.
De minha parte, também feliz por contar com colaboradores tão determinados em me seguir as sugestões humildes, ao mesmo passo que fazem o esforço em disciplinar suas vidas e transformá-las a bem da utilidade geral.
Muitos de vocês estão longe do que poderiam estar, em termos de melhoria íntima e de produtividade no bem, caso realmente se esforçassem neste sentido. Falo de alguns, e, queridos amigos, lamentavelmente, são poucos os que de fato estão se dedicando. As graças de Deus abundam por toda parte, mas a reclamação, a ingratidão e a falta de cooperação campeiam até mesmo em nossa instituição, que se diz e, em diversos sentidos, verdadeiramente se mostra vanguardista. Alerto-os, entretanto, porque há condições de cada qual absorver-me o comentário crítico em forma de alvitre a empenho renovado em se converter ao bem, o que chamamos de “metanous” – transmentalização mental, conversão psicológica para melhor –, e, principalmente, de agir em prol do bem. Somente em fazendo o bem, ao Espiritismo, ao Cristianismo, na sua devida divulgação no mundo carente de norte, de propósito, de sentido, encontraremos o bem dentro de nós mesmos, já que somos todos parte de um mesmo ciclópico organismo psíquico, como o dissemos há alguns dias, no texto publicado em nosso sítio eletrônico, sobre o Corpo Místico de Jesus.
Estamos numa era de confusão e desnorteamento generalizados, com uma campanha nefanda à disseminação do cinismo, da negação, do materialismo e do ateísmo, no seio das massas populares, campanha esta que ameaça os fundamentos mesmos da civilização, da harmonia social, do progresso efetivado, no correr de séculos sucessivos de conquistas coletivas, resultado do trabalho, do sacrifício e da dedicação de gerações incontáveis de seres humanos, os próprios que parcialmente retornam, agora, aos proscênios da reencarnação, para usufruírem dos frutos de evolução sócio-cultural-organizacional de milênios de martírio, na miséria e no primitivismo de inúmeras existências.
Isso fornece uma pálida idéia, pelo risco ainda iminente e grave de autodestruição planetária que existe na atualidade, com republiquetas dirigidas por tiranos megalomaníacos e psicopatas, detendo poder bélico-nuclear às mãos, sem contar os excessos do consumismo exacerbado que ameaça de extinção a biosfera no globo, com o presentemente faladíssimo fenômeno do aquecimento global… Como é importante, neste quadro de crises e desafios complexíssimos e sérios dos dias que correm, a divulgação, em larga medida, dos ideais espíritas, na feição moderna, realista, lógica, pragmática, com respeito à evolução dos costumes, das novas descobertas da ciência e da cultura, de um modo geral.
Estamos salvando vidas aos milhares, aos milhões, com a mensagem de fé raciocinada sendo divulgada pela televisão. Por isso, não podemos ceder ao capricho de um punhado de pessoas que não se dediquem com denodo a causa tão nobre e emergencial, quando outros grupos se dispõem a ajudar mais efetivamente, viabilizando a tarefa que nos foi delegada por Autoridades Espirituais do Plano Sublime de Vida.
Minha fala não vai se distender mais, pelo que aqui me despeço, reforçando, todavia, que o tom que nos vai n’alma é de otimismo, esperança e alegria inaudita, porque nossa organização tem crescido como nunca, com perspectivas concretas e iminentes de dar saltos ainda maiores para muito breve. A única questão é esperar que o livre-arbítrio das comunidades e dos indivíduos defina o ponto em que estabeleceremos nossa base futura, a fim de que tenhamos um alicerce suficientemente sólido para, sobre ele, edificar nossos projetos ousados do porvir, lembrando a máxima de Arquimedes: “Dê-me um ponto suficientemente firme e uma alavanca suficientemente longa, que, com eles, removerei o mundo.”
Nosso trabalho é do Cristo, dos Cristos Maria e Jesus. Assim sendo, não podemos sofrer solução de continuidade, em função de particularidades emocionais ou de conveniência de algumas personalidades ou comunidades, mas devemos, sim, dar vazão, com o vigor, rigor e precisão possíveis, aos propósitos de Maria, de Nosso Senhor e do Conselho de Cristos que rege o planeta.
A mãe e mestra,
Eugênia.
Aracaju, 9 de outubro de 2007.
Convocação urgente:
Queridos amigos, irmãos em ideal espírita salto-quantista:
Com o coração apertado, escrevo estas linhas e as publico, a pedido de nossa amada mestra e mãe coletiva, o espírito Eugênia, que, por sinal, assiste-me na articulação das palavras (*1).
Em 1959, Chico Xavier, praticamente sem se despedir de ninguém, afastou-se da cidade de Pedro Leopoldo, onde nascera, após 32 anos de trabalho ininterrupto na mediunidade e dezenas de livros publicados. Emmanuel, seu guia espiritual, expendeu a ordem sumária, e Chico, obedientemente, trasladou-se para Uberaba, onde fixou residência até sua desencarnação, no ano de 2002. Quando consultado sobre as razões de sua transferência repentina, o inolvidável médium mineiro restringiu-se a dizer que somente na Espiritualidade, após o desencarne de cada qual, os envolvidos tomariam conhecimento da extensão das causas motivadoras da iniciativa dramática.
Atualmente, o Instituto Salto Quântico sofre a possibilidade relativamente iminente de se transferir para a cidade de São Paulo, onde todas as centrais de televisão tendem a se concentrar. Como o foco de nossa organização é a divulgação das idéias espirituais, em rede nacional de TV, este movimento do Salto Quântico é compreensível e seria mesmo esperável. O deslocamento de nossa base para lá, todavia, não se dará, caso se efetive realmente, de modo abrupto, consumindo alguns meses, para tanto. E, eis o dado mais importante: ainda há uma autorização provisória, por parte das autoridades espirituais do Mundo Maior, no sentido de tentarmos manter o núcleo central de nossos trabalhos em Aracaju, com a realização de viagens freqüentes à capital paulista (o que já tenho feito mensalmente, sendo que Eugênia pede sejam, quando possível, aceleradas para a periodicidade semanal).
Como não seria propriamente de meu agrado afastar-me do rincão natal – cheio de corações estimadíssimos e raízes culturais que muito prezo –, não desdobraria tal desligamento da cidade, sem participar a todos os amigos e seguidores do Salto Quântico que se interessem pela eventualidade desta ocorrência.
As cidades e os grupos, como os indivíduos, têm seu poder de escolha. Vemos, com desgosto, valores da terrinha deixarem o ninho para singrarem ares mais amplos… Muitas vezes, a má vontade e a resistência ao progresso fazem com que iniciativas importantes abandonem certas coletividades, tomando o rumo de outras localidades, onde residam comunidades mais receptivas e enobrecidas, pelo coração e pela intelectualidade.
Não é de todo certo que este movimento de traslado (meu e do Salto Quântico) para a capital bandeirante aconteça. Todavia, para que isso não se dê, terei que contar com a boa vontade dos amigos e admiradores de Eugênia e sua obra na Terra, que, muito precariamente, manifesta-se por intermédio de minhas muito pobres faculdades mediúnicas.
Ficaria demasiadamente triste em ter que suspender as manifestações diretas de Eugênia, em tantas atividades que acontecem semanalmente em nossa cidade, mas o risco de isso ocorrer, em médio prazo, é razoavelmente grande. A cidade de São Paulo costuma valorizar os talentos genuínos, e uma sábia e santa como ela, com seu trabalho indiscutivelmente benemérito, não passaria despercebida, como de fato não passou. Personalidades influentes, na capital econômica e cultural de nosso país, interessaram-se muito intensamente por levar para si a presença do fulcro de realizações daquela que foi a grande Aspásia de Mileto, assim se beneficiando mais largamente dos serviços prestados pela grande sábia desencarnada e sua equipe.
Para manter o – como denominamos inúmeras vezes – quartel general do Salto Quântico em Aracaju, precisaremos tomar algumas medidas simples, mas estrategicamente importantes, porque vitais, para a continuidade dos propósitos e funções de nossa instituição no domínio físico de existência. Convido-os todos, portanto, a comparecerem à nossa reunião pública gratuita deste domingo, 14 de outubro, no seu habitual horário e endereço (*2), a fim de que sejam expostos os meios que precisaríamos aplicar, para que Aracaju continue a ser o “coração do coração do mundo”, como dito há 14 anos pela própria Eugênia.
Meu coração sangra, minha alma chora, mas meu espírito está determinado: meu compromisso é fundamentalmente prioritário com os comandos dos bons espíritos, que agem e falam em nome de Deus. E, no meu caso em particular, o desígnio do Alto diz respeito a perpetuar, como sempre foi, a mensagem espiritual televisada, enviada a milhares, milhões de almas desnorteadas, Brasil afora, na perspectiva lúcida, pragmática, salvadora, da ímpar Mestra da Felicidade.
Espero contar com a compreensão, o afeto e a mobilização dos amigos, antes que seja tarde.
Talvez não precisasse dar este aviso, nem fazer esta convocação. Os espíritos, se realmente quisessem, já teriam determinado minha pronta partida. É uma chance, talvez a última, para esta cidade e nosso grupo, de preservar, entre nós, como tanto me agradaria ao coração – e creio que igualmente ao dos amigos queridos –, a presença da geratriz central de trabalhos da sapientíssima e bondosíssima Eugênia, a quem tanto todos devemos.
No próximo ano, em fevereiro, o Salto Quântico completa 20 anos de existência. Vinte anos de manifestações de Eugênia sobre a Terra, com suas miríades e inapreciáveis bênçãos para todos nós. Que esta data seja comemorada com alegria, pela permanência de suas atividades em nossa pólis querida, quiçá por mais 20, 40 anos ou ainda mais, enquanto me haja condições de trabalhar, no veículo de carne que ora utilizo, para me expressar no plano material de vida. Que estejamos, em 2008, celebrando e não lamentando a partida da santa e sábia incomparável, que terá nos deixado – se assim for –, não porque o quisesse, mas porque não fizemos a nossa parte, por mantê-la entre nós.
O amigo e irmão em ideal,
Benjamin Teixeira de Aguiar Machado.
Aracaju, madrugada de 8 de outubro de 2007.
(*1) Algumas considerações, elogiosas a Eugênia, foram de minha própria lavra. Apesar de repleto do meu coração, a maior parte do texto é de autoria dela mesma.
(*2) Salão de Festas Mega Espaço, Rua Nossa Senhora das Dores, 588, Aracaju, às 19h30min. Mais informações: 3041-4405 (no horário comercial).
(Notas do Autor)
(Revisão de Delano Mothé)