Todo dia é oportunidade de se transcender. Não para um salto espetacular rumo à iluminação, e sim em pequenas vitórias do cotidiano. Um gesto de simpatia com um estranho, que não se costuma fazer. Sorrir um pouco mais que o de hábito. Ter mais paciência e tolerância com os complicados. Desenvolver-se um pouco todos os dias também é exercício de transcendência, ainda que não seja um espetacular salto quântico de qualidade íntima.
Brígida.
Quebre o sigilo consigo mesmo. Muita gente anda cheia de segredos consigo, esquecendo-se de que não se pode mentir para si. Vasculhe os cantos obscuros de sua alma, revele-se suas esquisitices, suas motivações e intenções mais ocultas. Não tenha medo de se enfrentar como realmente é. Só quem se conhece se vence, e só quem se vence interiormente pode de fato vencer externamente. Ninguém pode ser honesto com outrem, sem primeiro ser honesto consigo. Procure a coerência fundamental de sua atitude com seu quadro mental genuíno, e terá mais harmonia, paz e equilíbrio. Confie em si. E não se assuste com o que encontrar. Não há muita coisa bonita para se ver no íntimo de si, mas é justamente em se aprofundando nesse estudo, nessas trevas figadais, que poderá descobrir a Luz da Presença de Deus, e todos os talentos de ouro que lhe podem facilitar a felicidade e o êxito em todos os sentidos.
Temístocles.
Demore-se naquilo que seu coração lhe pede: podem existir pérolas ocultas, esperando serem desveladas. O mistério da atração guarda preciosidades em aprendizado e crescimento. O enamoramento, por exemplo, faz com que duas personalidades, cheias de incompatibilidades difíceis de serem sanadas, sejam aproximadas uma da outra, para o enriquecimento recíproco, no trabalho de acomodação de elementos díspares. A paixão por um ideal, uma profissão ou um lazer têm raízes motivacionais semelhantes. Tudo é impulso à evolução disfarçado de desejos, inclinações, vontades e aspirações, que compelem o indivíduo na direção evolutiva de que mais carece, em determinado instante de seu histórico como consciência em contínuo processo de desenvolvimento.
Demetrius.
Leve para casa seu dever da escola evolutiva. Em outras palavras: aproveite os momentos de lazer, para crescer. Não leve a sério apenas os momentos em que está trabalhando ou se dedicando a serviços humanitários. Não só se deve buscar motivações lúdicas no trabalho, para que a criatividade e o rendimento sejam maiores, mas também deve-se imprimir certo caráter de seriedade aos momentos de relax, já que as horas de lazer podem representar um diferencial substantivo até mesmo no mercado de trabalho. Por que, por exemplo, ficar várias horas por dia diante da TV, como é a média do cidadão comum nos países ditos civilizados, se ao menos parte desse tempo pode ser aplicado em leitura digna ou em pesquisas na rede mundial de computadores? Há quem brinque se destruindo, como pais de família que se rendem a longas bebedeiras de fim de semana. E há quem se divirta agregando valores aos seus potenciais, como os adolescentes imberbes que se tornam peritos na moderna lógica virtual da internet. Cada um escolhe o seu prazer, e o seu destino.
Eugênia.
(Textos recebidos pelo médium Benjamin Teixeira, em 24 de abril de 2001.)