Benjamin Teixeira
por espíritos
diversos.

Não espere encontrar certezas, na vida. Aceite a complexidade da existência humana. Se não encontra respostas lineares e previsíveis, isso é completamente esperável. Siga adiante, fazendo o seu melhor, e descobrirá as melhores alternativas, amiúde como conjugação de uma série de outras, transcendendo-as, inovando, revolucionando.

Temístocles.

Aceite as zonas de penumbra de sua psique. Nem tudo é claro. A nebulosidade diz respeito aos estados transitórios da consciência em evolução, que é o caso, em particular, da condição humana, um híbrido conflitivo entre anjo e animal.
Quando a anima e o self lhe parecerem contraditórios, entenda que a anima é o caminho de ideal para que o arquétipo da totalidade encontre níveis mais altos de inteireza, tanto quanto o self é um alimento de completude, mantendo a personalidade distante dos extremismos fanáticos, puritanos e hipócritas, a que uma vivência radical do ideal pode levar o indivíduo.

Demétrius.

Jesus é a equação para todas as incertezas, na síntese espetacular de seu tratado de Amor, seu Evangelho redentor. Quem o segue, não anda em trevas, como Ele disse, porque encontra a Luz no íntimo de si mesmo, a conduzi-lo em todas as circunstâncias da vida, por mais obscuras ou confusas.

Irmã Brígida.

Se você quiser voltar à cartilha da alfabetização, a escolha é sua. Pode, sem dúvida, optar por viver no universo ultra-simplificado das crianças e renunciar a toda a abrangência e profundidade da adultidade. E, para vivermos no nosso máximo, no limite, teremos que viver, é claro, incertezas. Só vive de certezas quem caminha por veredas conhecidas. Se você quer ir além, terá que jornadear por trajetórias ínvias, ou pelo menos inéditas para você.

Roberto.

Por ser multidimensional, o universo mental humano apresenta aparentes contradições que, em verdade, expressam o processo evolutivo do psiquismo que, necessariamente, apresenta-se, em muitos de seus aspectos, paradoxal, para um observador externo, da perspectiva humana. Se, todavia, adotamos o prisma da eternidade, todas as contradições provisórias se convertem em complementações intrincadas, favorecendo a catálise da ascese espiritual rumo à eternidade do espírito.

Anacleto.

Se você quer ser feliz, deve entender que a vida sofre oscilações, que você sofre oscilações, que tudo flutua, varia, alterna-se, na ciranda do claro-escuro, dos altos e baixos, da produtividade e da retração, do dinamismo e da encubação. Destarte, adapte-se a essa realidade inelutável, e encontrará motivos de estar bem, além das circunstâncias temporárias, amparando-se em padrões permanentes: o crescimento constante, rumo a níveis cada vez mais profundos e duradouros de satisfação e felicidade.

Eugênia.

Medita, amigo, nas sinuosidades do tronco de uma árvore secular, e reconhecerás, nelas, a vitória da vida sobre a morte. Ataques de agentes destrutivos poderiam decepar ramos importantes de suas frondosas galhadas, mas eis que surge a Vida e vence os golpes do mal, para fazer vencer a pujança de seus frutos, flores e sombra. Tu também és uma árvore que agiganta-se rumo ao infinito. Não temas as invernias e as vergastadas dos inimigos da Luz. Porque, em última análise, nada tem força contra os desígnios da Divina Providência. E tu és um produto da Divina Vontade, e tua evolução, igualmente, está inclusa nos planos da Divina Sabedoria.

Eustáquio.

Tem medo de não acertar, na busca de auto-melhoria e da produção do melhor? Receia a possibilidade de trair seus princípios esposados, com incongruências no esforço-máximo de edificação do seu melhor? Não nota que isso é contra-producente? Aceite as limitações características à sua condição humana e, em vez de estipular-se parâmetros exagerados de realização, com expectativas que fatalmente serão frustradas, prefira adaptar-se ao regime da serenidade e da modéstia, casadas a ousadia e espírito de planejamento frio, e encontrará o ponto de equilíbrio entre bom senso e espírito empreendedor.

Gustavo Henrique.

(Textos recebidos em 13 de novembro de 2002.)