Benjamin Teixeira
pelo espírito
Gustavo Henrique.

Muitas vezes, quando tudo parece perdido, novas oportunidades surgem, de crescimento e realização. A chegada a uma situação-limite, bem como o caos, favorecem a criatividade.

Não pense que a vida será constituída de um fluxo fácil, escorreito, de acontecimentos risonhos. Por outro lado, justamente quando mais difíceis se fazem as trilhas da realização pessoal, mais próximo também se está de se desafiar a ir além do próprio limite. Não se amargure, portanto, ao se perceber cercado de circunstâncias amargas, contrárias aos seus ideais e expectativas. Quanto mais distanciada sua situação estiver daquilo que almeja, maior oportunidade está tendo de se desenvolver, no sentido de se posicionar e construir uma realidade nova, expandindo essa capacidade de se sobrepor à própria situação de vida.

Você nasceu para se superar. A transcendência é lei da vida, e somente em sendo bloqueado no fluxo da normalidade, pode o indivíduo encontrar ensejo ao desenvolvimento mais efetivo, e para a ruptura de paradigmas ultrapassados, bem como para o alargamento ou mesmo substituição de horizontes conceituais e existenciais.

Não capitule ante a dificuldade ou diante do aparente impedimento, no caminho de concretização de seu ideal. Esteja aberto a rever pressuposições de verdade, a aprender procedimentos novos que lhe facilitem atingir seus objetivos. Considere mesmo a possibilidade de estar enganado, quanto à missão de sua existência ou quanto às formas de materializar essa missão no mundo. Mas, de uma forma geral, seja resistente a toda voz que combata a voz de sua alma, a voz da intuição que lhe diz o que mais o felicita, o que mais lhe oferece sentido de propósito, de significado à sua vida.

Tentarão dissuadi-lo de seu projeto de vida, pugnarão por abater, inteiramente, sua razão de viver. Persista, ainda assim, principalmente quando notar que forças do mal se conjugam para destruí-lo.

Estabeleça, com clareza, um espírito de prioridades, concentrando-se, invariavelmente, no objetivo maior que lhe inflama o coração. Tudo deve gravitar em função disso. Nada pode receber chancela de cidadania em sua mente, se não estiver em consonância com a grande meta de sua alma. Desenvolvendo esse estado de espírito, tudo se acomodará em tempo, e vencerá, galhardamente.

Assim, da próxima vez em que se sentir invadido por avassaladora tentação, que for tomado de tédio, desânimo, medo ou dúvida, recorde-se do que mais é importante para você e ajuste sua atitude de acordo. Verá como será bem mais fácil decidir pelo caminho mais certo – o caminho apontado por seu coração, pelo lado mais nobre de si. Nenhuma tentação é invencível, e vencer as seduções que marginam a senda da vida constitui uma mera questão de hábito, maturidade e perspectiva. Quando a percepção é educada, o resto vem por conseqüência, e o que antes parecia um arrastamento irresistível converte-se em magnífica oportunidade de consolidar as próprias convicções e expandir, ainda mais, a própria capacidade de resistir no campo do fundamental e vencer, vencer sempre, vencendo-se, ainda quando tudo, externamente, insinua derrota.


(Texto recebido em 20 de setembro de 2001.)