Benjamin Teixeira
pelo espírito Gustavo Henrique.
Minha Cara Criança:
É tarde para chorar. Você tentou, tudo bem, mas não conseguiu. Viu fenecerem seus sonhos de infância e de menina-moça. Viu transformarem-se em pesadelos seus mais caros projetos de felicidade.
Engravidou fora de hora, e não encontrou respaldo em ninguém, fosse em casa ou fora dela, para levar até o fim aquela gestação inoportuna…
Ah… os horrores daquela clínica clandestina… Os maus-tratos, a dor, o sangramento. O remorso já lhe esbatia na alma, mal se iniciara o processo de aborto.
Você chorou e chorou, e perdeu então sua criança, assassinada por mãos profissionais, certeiras, com sua permissão, com sua culpa.
Mas você, que queria defender seu sonho, acabou enveredando por pesadelo maior. Sua vida física também periclitou, seu corpo tombou e você foi compelida a se retirar da casa orgânica, em lamentável estado de tormento íntimo…
Já se passaram mais de 15 anos, meu bem… 15 longos anos em noite escura de terríveis tormentos nas regiões infernais de dor e desesperação da dimensão extra-física de Vida. Você tinha 15 anos à época, e teria hoje 30, mas preferiu perder a vida, a lutar por ela.
Agora, terá que esperar por mais de 50, talvez até quase um século, pela oportunidade de retornar. Eis no que deu tentar ser esperta e esconder um mal-feito.
* * * * *
Muita gente, vida afora, supõe-se inteligente tentando tomar atalhos para o bem-estar e a paz de consciência. Não existem atalhos para a verdade. Não existem atalhos para a honestidade. Quem tenta engabelar a Vida e a si mesmo, ludibriando os outros, acaba por se enovelar nas teias da própria dissimulação, podendo sucumbir aos seus tentáculos tirânicos.
Você que luta pelo bem, não pense que seus esforços são inúteis. Por mais que o mundo grite, ensandecido, que perde tempo, ouça a voz da consciência e siga em paz. Nada paga o preço de uma consciência tranqüila. Nada paga o preço de uma vida em alinhamento com a Vontade de Deus. Nada se compara à felicidade de se saber a serviço do Divino Senhor, de estar espalhando o bem por toda parte, ainda que em pequenas medidas.
Tudo mais é bazófia e perigosa falácia. Alerte-se. Depois de ceder ao canto hipnótico das sereias interiores, dificilmente se volta atrás. Mas você pode, se quiser, romper o padrão de servilismo ao mundo do mal. Basta escolher não se deixar arrastar pelas correntezas do momento, das tentações passageiras e agir conforme os princípios da razão e do bom senso lhe alvitrarem agir.
(Texto recebido em 23 de outubro de 2001.)