Benjamin Teixeira
pelo espírito 
Lidiane.

A mulher por quem você se apaixonou é negra, e você não sabe como apresentá-la à sua mãe racista? Excelente oportunidade para que resolva suas pendências com a genitora, ainda que precise acatar serenamente o afastamento dela de sua pessoa, se ela pretender manipulá-lo com a influência sobre você, gerando culpa ou medo – terá revelado ser mais bruxa que mãe. Muito bom saber disso e se proteger dela, então!

A pessoa por quem você se enamorou é do mesmo sexo, e você teme retaliações no trabalho ou no seio social, se o “affaire” vier a público? Muito bom que submeta sua competência ao teste da discriminação, reforçando seu empenho em mostrar-se capaz e brilhante, sem se sujeitar à tirania da castração social, por dogmatismos religiosos falsos e estereotipados, completamente anacrônicos e ilegais.

O homem com quem você se envolveu é mais jovem, e você imagina que amigos lhe virarão as costas e a olharão de través? Ótimo ensejo de descobrir quem são seus verdadeiros amigos, e estar apenas com aqueles que a amem sinceramente, em vez de projetarem suas frustrações e sua inveja, porque provavelmente é o que acontece com a mulher discriminada por uma relação interetária: as amigas estão moooorrrrrttttaaasss de inveja! (risos)

O relacionamento íntimo que lhe surgiu é formado com pessoa dita de classe social ou econômica inferior, e você teme ser penitenciado por sua família elitista e esnobe? Bom reconhecer a medida do quanto há de legítima familiaridade espiritual ou só de esnobismo social, no seio de sua parentela consangüínea, preferindo distanciar-se de quem o desrespeita, em suas escolhas, a trair sua consciência e ser incoerente com o seu próprio coração.

Ser feliz é o caminho, o único caminho. Onde pode haver harmonia, equilíbrio, saúde ou paz, se o indivíduo se resolve por ir de encontro à própria natureza e sentimentos, a fim de reverenciar tabus, submeter-se aos interesses de terceiros e alinhar-se com a frustração da maioria?

Amigo, se você está incorrendo nesta ordem de equívoco, por receio de comprometer sua respeitabilidade, temendo a perda de clientes ou de prestígio público, ou angustiado com a possibilidade de romper com a família, ainda que com seus filhos, perdoe-me dizer-lhe, de coração: mais vale menos destaque social, dinheiro ou parentes biológicos próximos, do que negar a própria alma e destruir a auto-estima e o respeito por si mesmo, desperdiçando a oportunidade de dar uma espetacular aula de autoconhecimento e coragem, coerência e determinação, honestidade e realização pessoal, aos seus próprios entes queridos ou a quem você supõe que se voltará contra você – uma semente de valor inconteste, que um dia germinará no coração de todos, a benefício da felicidade geral, que se constituirá num mundo onde todos serão autênticos e respeitarão o direito de cada um ser como é, sem reservas, embora com respeito ao espaço dos semelhantes.

Em resumo, em considerando o que dissemos, desculpe-me a dureza da expressão, mas se você se render a esta tentação, prezado leitor, por mais que racionalize, apresentando elegantes justificativas para sua decisão, estará, em última análise, tão-só, enganando a si mesmo, condenando-se a uma vida mesquinha e medíocre de emoções e vivências pela metade, e revelando – principalmente, no meu ver – uma boa e bem-acabada dose de covardia.
(Texto recebido em 10 de janeiro de 2009. Revisão de Delano Mothé.)


Convite
:

EGÓLATRAS E MENTES EXCEPCIONAIS.

Personalidade forte ou histeria? Carisma ou narcisismo? Fé ou presunção? Como desenvolver a autoconfiança, sem os perigosos delírios, mentiras, falsidades e armadilhas do ego. Os exemplos de personalidades fascinantes em ilustrações audiovisuais impressionantes! Neste domingo, 11, no confortabilíssimo auditório da Sociedade Semear. Os passes estão sendo ministrados, agora, entre 18h45 e 19h15; e a reunião pública, com palestra de Benjamin Teixeira (e fala do Espírito Eugênia ao fim), inicia-se com apresentação artística na abertura (como sempre), às 19h30. A Sociedade Semear fica na Rua Vila Cristina, 148. Cortesia garantida para os novos visitantes. Informações adicionais, obtenha pelo telefone: 3041-4405, ou pelo e-mail:perguntas@saltoquantico.com.br.

Equipe Salto Quântico.