Como no tempo de Jesus e desde sempre, as pessoas ainda se perguntam, angustiadas, como fazer uma prece, como orar com eficiência e acerto, para agradar a Deus, para ter efeitos em suas vidas, para cumprir corretamente seu dever espiritual.

A resposta do Mestre dos Mestres ainda continua ímpar, apresentando, na oração dominical (Pai Nosso), toda a seqüência de pensamentos e reflexões fundamentais a se fazer durante a busca de Deus, para que essa seja completa.

Mas como os queridos amigos continuam, ainda assim, suplicando-nos sugestões práticas de como fazer melhor uma oração, eis aqui que enfeixamos algumas sugestões ligeiras:

1. Usando o paradigma da conversação espontânea. A oração nunca deve ser mecânica, recitada, a não ser quando a pessoa faz questão de se concentrar no conteúdo do que se diz, como se o proferisse pela primeira vez e não repetindo algo já conhecido. A conversação espontânea é o melhor modelo humano de prece que existe. Além do quê, a fala é um dos atributos basilares constituintes da condição humana, como afirma a Antropologia: a mão preênsil, o andar ereto, a capacidade de raciocinar e, a ela intrinsecamente associada, o poder de falar. Portanto, faça uso, à vontade, desse recurso. A prece contemplativa, que transcende o uso da palavra, com aspectos mui semelhantes à meditação, pode ter efeitos extraordinários, mas será viável tão-somente para mentes mais treinadas nas práticas espirituais, e não para iniciantes. Dentro do sistema discursivo, lingüístico de fazer orações, existem subdivisões:

1.1. Prece discursiva silenciosa. Conversação em pensamento.

1.2. Prece falada. Literalmente usando o aparelho fonador, ainda que se esteja sozinho (muito eficaz para quando se está desconcentrado).

1.3. Prece escrita. Para favorecer ainda mais a concentração, e fixar melhor as idéias que se expende no contato com Deus (ainda que depois se destrua, em seguida, o que se escreveu – o que é recomendável, para que esse tipo de oração concentrada não seja submetido a censuras prévias, pelo receio de que alguém um dia venha a ler: o contato com Deus não pode ter nenhuma restrição, deve ser completamente livre e aberto).

1.4. Prece cantada. Não só fazendo uso de músicas religiosas já existentes, como substituindo letras de músicas para apor um pedido de socorro, como um mantra ou uma conversação cantada, por cima da melodia.

1.4.1. Prece cantada em silêncio. Põe-se música do agrado pessoal, do clássico ao samba, (ou faz-se o canto sem o aparelho de som mesmo) e se apõe uma letra internamente, em pensamento.

1.4.2. Prece literalmente cantada, com uso de aparelho de som ou não.

2. Prece Coletiva. O fato de orar em grupo, ainda que com apenas mais uma pessoa, é importante facilitador do foco, quando se está profundamente perturbado e não se consegue concatenar as próprias idéias.

3. Prece com passe. Apelar para o socorro da chamada “fluidoterapia”, o ministramento energético em centros espíritas, ajuda a quebrar as ligações obsessivas que impedem ou tentam impedir a concentração do indivíduo na prece, por os agentes do mal saberem do imenso poder da oração em quebrar todos os liames com as forças da desagregação, pela mudança de sintonia mental, e pelo acionamento de equipes de assistência do Plano Espiritual, que imediatamente vêm em socorro dos que suplicam ajuda.

4. Prece no Culto do Evangelho. Semanal, com a família reunida, ou diário, realizado sozinho, é um modo de se inscrever no gigantesco projeto de assistência à humanidade que existe em função dos que fazem, sistematicamente, reflexão de um livro sagrado das tradições espirituais humanas, como a Bíblia, o Tao Te King, os Vedas, o Corão, etc. Existe a tradição, no Mundo Maior, de se dar assistência especial àqueles que fazem, à hora certa (para que os mentores espirituais possam se planejar para estar presentes), e em voz alta (para que os sofredores do além, que não captam telepaticamente as preces e leituras possam ouvir), a leitura de um livro sagrado, como o Evangelho, que pode ser o convencional ou o espírita, assim propiciando o socorro às entidades perturbadas da dimensão extra-física, que não enxergam os socorristas do plano superior, que, então, fazem uso do encarnado em prece, por meio da inspiração, para levá-los a determinadas reflexões necessárias à sua melhoria íntima…

5. Por fim, prece intercessória. A oração em intenção de outrem tem sempre poderoso efeito, não só para quem é foco da oração, mas também para quem é a matriz emissora do pedido, já que o impulso de sair de si, na intenção de beneficiar alguém desinteressadamente, faz com que o indivíduo alcance, ainda que parcial e imperfeitamente, faixas de consciência transpessoal, onde se expressam as autoridades angélicas que dirigem os destinos do globo.

Eis aí, prezado amigo, um conjunto de sugestões ligeiras, simples, que você pode seguir, para fazer da prece um hábito diário.

Torne o contato com Deus o centro de sua vida. O primeiro e mais importante hábito. A primeira atividade do dia. A disciplina irrevogável, sob quaisquer circunstâncias.

Deus é o centro de nossas vidas, e toda vez que nos esquecemos ou agimos de modo a não priorizá-l'O, perdemos contato com os fluxos de Sua Providência, assim candidatando-nos a percalços e dificuldades de percurso completamente evitáveis, quando não a tremendos desastres e desvios de rota que nos infelicitam.

Para que seja fiel a essa disciplina, seja criativo, crie sua própria forma de buscar a Deus, adapte-a à sua maneira de ser, de agir, de sentir, de ver o mundo. Fale com Deus, andando na areia da praia, na esteira, no banho. Faça amor em estado de prece (embora possa parecer sacrílego para alguns… mas Deus não tem preconceitos), aplique-se a um esporte agradecendo ao(à) Criador(a), interaja com as pessoas e trabalhe com o pensamento n’Ele-Ela.

De qualquer modo, não deixe de ter, seja em período de férias ou de trabalho, esteja são ou adoentado, alegre ou deprimido, tranquilo ou agitado, um momento exclusivo no dia para Deus, dando-Lhe o valor devido, e, assim, permeabilizando sua alma à recepção mais efetiva das bênçãos divinas.

Eugênia-Aspásia (Espírito)
Benjamin Teixeira de Aguiar (médium)
8 de abril de 2003