Benjamin Teixeira
pelo espírito Eugênia.
Não confunda o conceito de disciplina com o de castração. O mal da modernidade é compreender disciplina como perda de liberdade. Disciplina é responsabilidade, discernimento e escolha adequada de caminhos. É, em suma, inteligência.
Discipline os bolsões de desordem em sua vida. É imprescindível gerir, para não regredir. O que não é administrado com critério degringola para o caos e dele para a morte. Não o caos no sentido criativo, mas o caos que não propele a uma ordem mais elevada e sim à destruição de todo o sentido de propósito.
Você pode desistir de impor padrões à sua vida. E, então, estar-se-á rendendo às forças da desagregação, ao “thanatos” – a, como chamou Freud: pulsão de morte, que habita as profundezas da mente em contraposição ao impulso à vida. Dedique-se à força da vida, ao – em linguagem psicanalítica – Eros, ou libido, estabelecendo diretrizes de equilíbrio, funcionalidade, produtividade, paz e felicidade em sua vida.
(Texto recebido em primeiro de agosto de 2004.)
Aviso:
Nestes próximos dias 2, 3 e 4 de agosto, Benjamin Teixeira estará proferindo duas palestras e realizando um seminário na cidade de São José do Rio Preto, São Paulo. Se você desejar obter mais dados a respeito, telefone para: (17) 236 1208; (17) 3217 9078 ou (17) 9774 8465.