Benjamin Teixeira
pelo espírito Eugênia.
Tente recomeçar sua vida de onde parou. O trabalho interrompido, a dieta abandonada, a caridade adiada. Sempre há algo a ser feito que foi postergado, esquecido ou simplesmente negligenciado.
Outrossim, não tente fazer muito, em compensação a haver feito pouco durante muito tempo. Não existem transformações miraculosas. Não comece a ler três horas por dia – vai ler por apenas uma semana, se conseguir tanto. Não queira emagrecer vinte quilos em dois meses – provavelmente recuperará todo peso perdido em outro tanto de tempo. Prefira fazer pouco, mas algo que possa ser mantido. Grave bem essa regra: não existem mudanças verdadeiras que não possam ser sustentadas.
Por fim, comece hoje. Não adie mais. Verifique onde há desequilíbrio, excesso ou carência em sua vida, estabeleça parâmetros razoáveis de compensação e manutenção e verifique, episodicamente, a continuidade dos processos definidos. Se descobrir uma disciplina como abusiva, corrija-a e siga com ela modificada. Se outra supõe desnecessária, cancele-a e substitua-a por outra, de importância real.
Que suas metas sejam razoáveis, éticas e, principalmente, promotoras de felicidade. Fazendo isso encontrará o caminho da paz e da plena realização pessoal.
(Texto recebido em 8 de maio de 2002.)