Documento de participação da Sociedade Maria Cristo (formalmente: Sociedade Filantrópica Maria de Nazaré) no “High-Level Political Forum on Sustainable Development (HLPF) 2023”, na condição de órgão consultivo com status especial (desde 2018) junto ao Conselho Econômico e Social (ECOSOC) da ONU
A problemática da pandemia gerada pelo SARS-CoV-2 é indissociável doutras crises acutíssimas que mantêm a mítica “espada de Dâmocles” sobre a possibilidade de sobrevivência da humanidade na superfície da Terra.
Ações de governos nacionais, organismos internacionais, comunidades locais e indivíduos devem ser orquestradas, urgente e eficazmente, para se evitar um colapso dos ecossistemas, no que concerne à presença humana sobre o planeta. Isso porque, como a ciência informa, a vida prosseguirá sobre a crosta terrena, mas com uma biosfera em condições que não comportarão nossa espécie.
Dessarte, é dramaticamente emergencial que as metas apresentadas na “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” sejam implementadas, com rigor, persistência e resolutividade, em todos os níveis e sentidos.
Somos uma só humanidade – já sabemos disso, de há muito tempo! Conformamos também, iniludivelmente, uma unidade com todo o sistema ecológico de nosso rincão planetário.
O cerne do grave perigo de sermos extintos(as) da face do globo jaz na necessidade de nos compenetrarmos, clara e profundamente, da crítica realidade que faceamos, a ponto de agirmos de acordo com a seriedade que essa convicção nos exige: de nos alinharmos imediatamente com as demandas ambientais de nosso orbe, a fim de que continuemos a fazer parte da rede biosférica da Terra, antes que, após tantos alarmantes avisos que temos recebido da natureza, sejamos expulsos(as) dela, para sempre…
Benjamin Teixeira de Aguiar (médium)
Eugênia-Aspásia (Espírito)
em Nome de Maria Cristo
LaGrange, Nova York, Estados Unidos
26 de abril de 2023
Vide versão em inglês: “Complex and multifaceted axis of the crisis of survival of human civilization on Earth“.