(Dicas para ativar a supraconsciência)

Benjamin Teixeira
pelo
Espírito Eugênia.

Queres ativar a “casa das noções superiores do Espírito”? Ou, n’outras palavras, planejas adejar para o campo complexo, sofisticado e subido da supraconsciência? Existem diversas técnicas, que podem ser aplicadas como disciplinas. Nenhuma delas, isoladamente, é bastante, mas, afora o quesito fundamental das intenções nobres de serviço fraterno, de prestar utilidade ao bem comum, dos propósitos benevolentes de oferecer o melhor de si a pessoas e comunidades, ocupando o próprio tempo em atividades que sejam concernentes a tais funções nobilitantes d’alma, seguem-se, então, algumas dicas, para ativar as regiões mais novas – e por isso mais complexificadas do neocórtex cerebral, último apêndice evolucional do arcabouço neurofisiológico humano:

Oração – de qualidade, com a busca do melhor de si, em termos de sentimentos e motivações altruísticas, não importando a Quem ou a Quê seja dirigida.

Meditação – que permita sejam liberados nódulos de pensamento ou fragmentos de emoção em desalinho, até que o caos da pré-consciência (abarrotada de detritos do dia a dia) dê espaço aos influxos enriquecedores da inconsciência profunda, prenhe de conteúdos preciosos a serem decodificados e integrados às faixas conscientes da psique.

Massagem terapêutica – dada ou recebida, que se estenda para além do relaxamento físico, favorecendo estados meditativos que liberem endorfinas na corrente sanguínea, mas também blocos de ideias e sentimentos adormecidos, sob o tapete do tatibitate confuso e acelerado do cotidiano moderno, cheio de solicitações díspares e atordoantes, em sua miscelânea intraduzível de “idiomas” conceituais…

Ballet clássico ou outras atividades que exijam movimentos de “sintonia fina”. Os movimentos delicados, suaves e de precisão dinamizam regiões recentes do neocórtex motor, em associação com áreas nobres da neurofisiologia, relacionadas ao raciocínio complexo, intuição e decisão (como constituem bons exemplos a cirurgia médica ou a prática da esgrima), favorecendo a potencialização da parte racional mais refinada do psiquismo humano – com naturais desdobramentos nos constructos e corredores neurais do cérebro, edificados e “lapidados” conforme a utilização sofisticada que se lhes vai imprimindo, com tais atividades intrincadas.

Ouvir música de qualidade. Alguns clássicos e boa parcela da denominada estilística “New Age” prestam-se, com efeitos substanciais, a galvanizar campos superiores da mente, podendo, inclusive, desencadear estados alterados de consciência – como tão estudado e sabido: a música é utilizada, há decênios, para fins de relaxar e introduzir indivíduos na zona “alfa” de ciclagem cerebral, propiciando a criatividade, a associação e elaboração psicológica de nível mais apurado, incluindo a maior permeabilidade ao aprendizado (de fontes externas), ou à assimilação de conteúdos de natureza paranormal-mediúnica (oriundos de fontes intrapsíquicas, porque mesmo os de cunho espiritual-externo – os mediúnicos – não prescindem de ressonância com estruturas da natureza íntima do receptor, de molde a serem percebidos).

Cuidar de crianças, animais de estimação ou se dedicar à jardinagem. Tudo que nos estimula as expressões de ternura, afeto, zelo e cuidado, propele-nos à sintonia com o Plano Sublime de consciência, podendo ser utilizado para nos fazer ascender na escala evolutiva dos Espíritos. Não por acaso, a condição feminina favorece tanto a melhoria vibratória da consciência, o processo de ascese da alma. Ser mãe é gestar a própria divindade latente, incubando a semente da vida, fazendo-a medrar com os nutrientes das próprias entranhas, parindo o fruto gerado em sua intimidade e depois zelando por ele, anos a fio, sucessiva e incansavelmente, até que o rebento (do corpo e da alma) adquira relativa autonomia para se movimentar e agir, sem auxílio de terceiros – ela (a mãe) inclusa entre estes…

Por fim, em qualquer ocupação, circunstância e estado de espírito, procura o ponto melhor da sintonia do Bem, empenhando-te por oferecer dádivas de serviço apropriado, que alimentem o melhor também nos que fizerem uso deste serviço que estiveres prestando.

Faze o que te propusemos, tracejando, para ti, uma agenda de compromissos que envolva as atividades acima enumeradas com que te sentiste mais afinado(a) – ou outras similares, que te despertem o melhor –, e sê persistente no seguimento deste teu calendário. Estarás, ao realizar isso, seguindo a sugestão do lendário mitólogo do século XX, Joseph Campbell: “Descobre e segue tua bênção”, ou, como lecionou Nosso Senhor e Mestre Jesus: “Buscai o Reino do Céus e Sua Indefectível Justiça, e o demais se vos acrescentará”…

Assim, paulatinamente, mas com segurança e continuidade, desenvolverás asas de anjo, portas adentro da própria alma, ainda que, por fora, envergues andrajos de ego e necessidade, carência e até certa torpeza, no lamentável estado de penúria e deformidade em que a maciça maioria das criaturas humanas da Terra se encontra, na escala de hibridização e transição, entre a besta e a divindade.

Não importando, todavia, este grau de feiura moral ou deformidade psicológica que ainda te caracterize a consciência, no atual estágio evolutivo em que estagias, estar-te-ás, gradativa mas magnificamente, pondo-te no trajeto de alquimia psíquica, entre o corcunda e a bela, da lenda de Notre Dame; entre o sapo e o príncipe, do mito teutônico; entre o centauro e a deusa, do panteão grego-clássico; entre o átomo e o arcanjo, da terminologia espiritista… entre o nada e o Tudo, que nos é fim inexorável, no carreiro infindável dos séculos dos séculos de evolução que se seguirão, no mergulho espetacular da eternidade que nos aguarda…

(Texto recebido em 5 de dezembro de 2009.)


Ajude a santa e sábia mestra espiritual Eugênia a disseminar Suas ideias de sabedoria e amor, e, com isso, tornar o nosso mundo mais feliz e pacífico. Basta que encaminhe este arquivo a sua rede de e-mails. Para tanto, utilize a ferramenta abaixo, com os dizeres: “Envie esta mensagem para seus amigos”.