Trata-se de um equívoco de lógica presumir possível a existência de civilizações extraterrestres mais desenvolvidas que sejam hostis. Para atingirem determinado grau de avanço tecnológico, comunidades humanas precisam conquistar um nível mínimo de moralidade e consciência, ou então simplesmente se autodestroem.
Há, sim, algumas que são portadoras de certa neutralidade moral, digamos, e não de malevolência propriamente dita. Mas, sociedades planetárias mais adiantadas com esse perfil são raras.
A coletividade terrena, por sinal, tem vocação para se converter nesse tipo de humanidade. Por ora, a única via para sua salvação é o raciocínio, aparentemente chão, de que ou se pensa e se age em prol do bem comum, ou o bem de ninguém será viável e tampouco sustentável.
Civilização alguma subsiste, muito menos alcança patamares mais elevados de complexidade, se lhe faltam o entendimento e a aplicação do princípio de que não existe sobrevivência sem interdependência.
Que haja educação e conscientização em massa nesse sentido, ou estará seriamente ameaçada a continuidade da presença humana na Terra.
Benjamin Teixeira de Aguiar (médium)
Eugênia-Aspásia (Espírito)
Bethel, CT, região metropolitana de Nova York, EUA
15 de junho de 2021