Benjamin Teixeira
pelo espírito
Eugênia.

Recoloque-se na trilha da felicidade. A cada obstáculo que surgir, na senda evolutiva, considere-se recebendo um estímulo especial a se superar, numa limitação da capacidade de estar bem; e, então, dilate-a, computando cada dor, cada queda, cada desvantagem à conta de excelentes oportunidades de ainda maior fortalecimento pessoal, bem como de consolidação das conquistas de bem-estar, harmonia íntima e paz.

Sei que não é nem um pouco fácil você se concentrar naquilo que lhe falta, enfrentar-se e realmente suplantar-se. Mas não há outra alternativa. Sendo assim, mãos à obra. Trabalhe com denodo e seja feliz. O impulso à evolução é irrefreável, e nada mais gratifica em profundidade a alma que atender-lhe e facilitar-lhe os mecanismos, com a colaboração da mente consciente, pelo uso do livre-arbítrio e da vontade, da razão e da persistência.

A idéia de limitação cerca a mente humana, de todos os modos. Todavia, à medida que a Ciência avança, mais evidências do ilimitado potencial humano são encontradas. As últimas pesquisas e descobertas a respeito do cérebro humano, por exemplo, mostram um maquinário fabuloso, dotado de faculdades em latência que aguardam futura ativação, tanto no sentido coletivo quanto também no individual.

Invista em seus sonhos. Você pode construir pontes neurais novas, a cada vez que acredita e que trabalha sobre seus ideais, suas expressões mais nobres de sentimento e emoção, suas especulações morais mais elevadas. Da mesma forma, o uso do poder de abstração, concepção e criação, faz com que novas teias interneuroniais se formem, uma rede de novas ligações sinápticas seja montada, no imo do cérebro, favorecendo a manifestação, no plano físico, de atributos e habilidades progressivamente mais sutis e complexas do psiquismo.

Não se deixe, assim, intimidar pelas dificuldades do trajeto evolutivo. Considere, muito pelo contrário, cada tropeço, impedimento ou angústia, como ensejos a crescimento, por meio da repaginação de suas experiências. Pela recontextualização de seus parâmetros de avaliação, você encontrará novas formas de ser e de sentir, mais adequadas não só à sua circunstância existencial, mas também a seus pendores e idiossincrasias, aspirações filantrópicas e necessidades evolutivas.

Compreenda o instante que passa como um grande convite à transcendência. Tudo, na vida humana, constitui uma exortação ao progresso, em todos os sentidos. Dessarte, jamais se deixe abater, porque, nos momentos em que mais parece haver motivos para tanto, está a criatura, em verdade, mergulhada na melhor, mais prolífera, criativa e catalisadora oportunidade de crescimento pessoal.

Pense nisso com carinho, com lucidez; faça isso por você e seja prático, abreviando-se dores e favorecendo o processo que o conduz à bem-aventurança e lhe acentua, cada vez mais, a própria felicidade.

(Texto recebido em 23 de julho de 2000. Revisão de Delano Mothé.)

(*) A mensagem do dia de ontem foi posta no ar apenas às 7h (fuso de Brasília). Se você acessou nosso site antes deste horário, e deseja ler o interessantíssimo artigo “Questão Complexa”, de autoria da mestra desencarnada Eugênia, basta buscá-lo no dia 19 de agosto de 2008.