por espíritos diversos.
Nem sempre é possível sermos completos, no que diz respeito a realizar tudo que nosso coração e nosso ideal pedem, no campo das interações humanas. E estas limitações, que podem soar como negligência, paradoxal e comumente representam uma atitude correta, se o que fôssemos oferecer ao outro constituísse ou mesmo estimulasse, em verdade, um comportamento vicioso, da nossa ou da parte da pessoa, como nos circuitos psicológicos da co-dependência emocional.
#
Sinta-se no céu, e não no purgatório, ainda que algumas ocorrências não lhe pareçam completamente afinadas com seu planejamento prévio. O paraíso está no poder de reverter o caos em criatividade, em aproveitar desafios para o crescimento pessoal, em transmutar situações de dor em oportunidades de realização e transformação íntima.
#
Os problemas costumam tomar rumos de solução que não são antecipadamente vislumbrados. A serenidade, portanto, deve ser nota psicológica dominante, para que se possa ter suficiente lucidez, e, com isso, caminhos inesperados sejam divisados, ou engendradas saídas criativas para questões intrincadas.
#
Uma pessoa adulta merece socorro, mas não é de nossa responsabilidade o deixá-la bem: já é maior de idade. Excesso de preocupação com alguém pode não ser só amor, e sim co-dependência ou mesmo narcisismo, revelado num exagero da importância que se supõe ter na vida do outro, tanto quanto na subestimação do poder deste em resolver suas próprias questões.
#
Há períodos de maior e outros de menor produtividade. De modo algum, todavia, tais oscilações da operacionalidade indicam quebra de compromissos ou de responsabilidades. Deve haver respeito aos próprios ritmos, principalmente em considerando tarefas que envolvam maiores criatividade e iniciativa pessoal, que sempre implicam ação mais extensa da subjetividade e imprevisibilidade do inconsciente. Vejam-se, a exemplo, os artistas, em particular compositores e escritores, com seus “brancos criativos”, completamente incontroláveis, e compreender-se-á melhor tal processo, que exige doses consideráveis de paciência e indulgência consigo mesmo. Estes fenômenos de ciclotimia criativa constituem etapas inexoráveis do desenvolvimento do potencial humano, principal e ironicamente quando mais responsabilidades são delegadas ao indivíduo.
(Textos coligidos pelo Médium em 21 de setembro de 2006. Revisão de Delano Mothé.)
Está perto!!!…
O workshop com Benjamin Teixeira, com o interessantíssimo tema: “A Sombra Psicológica e a Luz da Espiritualidade”, que acontecerá neste sábado 23 de setembro, às 19h30min, na “Biblioteca Pública Epiphânio Dória”, permitirá matrículas à entrada, a partir de 18h do próprio sábado. Quanto mais cedo você chegar, melhor será a sua acomodação para este concorrido evento. Nosso pessoal está mobilizando providências para acomodar todos os que comparecerem. Mais informações, ligue para (79) 3041 4405 ou (79) 9949 4480.
Equipes de Divulgação e Operação.
#
De Londres, para Aracaju, para o Mundo!…
Graziela Leone participou, ao vivo, diretamente de Londres, do programa Salto Quântico de sábado passado, 16 de setembro, fazendo a segunda pergunta respondida pelo nosso líder espírita, Benjamin Teixeira. Você pode fazer como Graziela e assistir ao programa, aqui mesmo, pelo nosso site, às 17 h de sábados, horário de Aracaju (atualmente alinhado com o de Brasília), e até fazer seu questionamento, telefonando para os estúdios do Projeto, à hora de sua exibição. Se estiver em Sergipe, pode fazê-lo pelas ondas da TV Aperipê, canal 2.
Fonte: http://www.saltoquantico.com.br