Benjamin Teixeira de Aguiar
pelo Espírito Eugênia.
Seja feliz do modo que lhe aprouver, desde que não fira os seus ou os sentimentos de terceiros – o que difere completamente de contrariar caprichos e preconceitos alheios, que não merecem atenção.
Não há nenhuma decência em sofrer. Ser sério não significa ser honesto, pode indicar apenas sisudez excessiva. Ficar preocupado não implica responsabilidade. O zelo e o compromisso eficazes levam a uma postura tanto quanto possível serena, inclusive pelo fato de que a tensão, em vez de resolver problemas, tende a agravá-los com outras questões, como a perda da saúde ou tão só da tranquilidade e clareza mentais, que propiciam a criatividade e a percepção lúcida, fomentadoras de soluções inteligentes.
O suprassumo da inteligência, no que tange à atitude perante a vida, encontra-se na descoberta de um padrão imperturbável de alegria, calma e resolutividade, não importando o que esteja ocorrendo por fora, ainda que uma medida mínima de tensão seja exigida, no esforço de solver crises, porquanto é exatamente dentro dos contextos mais difíceis que a demanda por lucidez e pragmatismo é acrescentada.
E, amigo(a), a visão clara para ser prático(a) e eficiente, como é lógico inferir, obtém-se em muito maior proporção e melhor qualidade quando se está bem intimamente, quando o indivíduo preserva-se no eixo do bom senso e do equilíbrio emocional, para pensar com mais acerto e, por conseguinte, agir de modo apropriado, de conformidade com as circunstâncias em que esteja inserido.
(Texto recebido em 02 de março de 2013.)