Qual o propósito central de suas atividades e funções, em todos os departamentos de sua existência?

A que finalidades deve você conceder a primazia de sua atenção?

São essas as questões em que o ser humano deve, especialmente, exercitar a atentividade, de modo a evitar erros mais graves e favorecer acertos mais amplos, em extensão e qualidade.

Há dias em que necessidades ou urgências parecem obscurecer e até bloquear o filtro das prioridades, acarretando perigosa perda do senso das proporções de significado e importância de eventos, paixões, valores.

Nessas ocasiões mais delicadas, em que a alma se fragiliza à infiltração do mal, mais ainda é preciso manter o esforço da atenção ao que seja realmente relevante observar, para disso cuidar com zelo máximo, porquanto, qual lecionou o Cristo-Verbo Jesus, “só uma Coisa importa”¹.

Amiúde, em situações particularmente críticas, há mais fértil campo para servir ao Bem Comum – o que constitui a mais direta maneira de uma criatura humana se relacionar com a Divindade. Vale lembrar as palavras do apóstolo João: “O amor é Deus”².

As lentes da percepção costumam apresentar falhas de foco, distorcendo a leitura das frações da realidade que lhe estão ao alcance. Notar que há captações inadequadas acerca do mundo e de si mesmo(a) consiste num dos principais quão primários trunfos da hoje denominada, no plano físico, metacognição ou, em linguagem mais vernacular, lucidez autocrítica.

A suposição-ilusão de enxergar, com objetividade e certeza, qualquer aspecto de uma dada circunstância evidencia seguramente que o indivíduo não está sendo muito inteligente e maduro, tanto no sentido racional como no psicológico e moral, quando elabora conceitos em torno do que o cerca, desde acontecimentos prosaicos a grandes ocorrências, incluindo sua perspectiva de avaliação a respeito de seus(suas) irmãos(ãs) em humanidade e de si próprio(a).

Que o(a) discípulo(a) da Luz se empenhe em vivenciar, quão continuamente lhe seja possível, um estado íntimo de responsabilidade pelo serviço ao bem de seus semelhantes, e estará se colocando, progressivamente, em comunhão com a Comunidade dos Espíritos Santos de Deus, d’Eles recebendo orientação e amparo ao melhor proceder nas diversas áreas de sua vida.

Esta época potencialmente apocalíptica indica um período de encerramento de ciclo civilizacional e correlato início de uma nova era para a humanidade terrena. O bom aproveitamento dessa singularíssima janela de oportunidade, entrementes, depende das decisões livres e entrelaçadas de pessoas e agrupamentos de todas as ordens e dimensões.

Benjamin Teixeira de Aguiar (médium)
Eugênia-Aspásia (Espírito)
em Nome de Maria Cristo
14 de junho de 2024

1. Lucas 10:41-42.
2. 1 João 4:16.