Benjamin Teixeira
pelo espírito Eugênia.
Cabisbaixo, reflete nas inúmeras falhas que ainda lhe exornam a personalidade imperfeita. Cogita, por outro lado, na extensão de responsabilidades que lhe assinalam a passagem pelo plano físico, na atual reencarnação. Percebe-se, assim, soturno e abatido, supondo-se inapto ao trabalho que sente lhe ter sido estipulado.
Se você, amigo, já tem maior amplitude de compromissos, medite no fato de que isso não ocorre por acaso. Se sua consciência lhe pede um empenho maior em atividades de grande vulto, deixe-se levar pelos impulsos nobres que lhe inflamam a alma sensível e siga, resoluto, sabendo que o Senhor lhe suprirá as deficiências, nos momentos em que isso realmente se fizer necessário, de modo que pode tranqüilizar a consciência e concentrar a mente no que de fato interessa: a realização do bem.
Sim, amigo, almas santas poderiam estar em seu lugar, e fazer melhor a fatia de serviço divino que lhe foi delegada. Todavia, por isso mesmo, por serem purificadas, não mais se contam entre o número dos vivos na dimensão material de vida. Outros, todavia, julgam-se gabaritados (sem serem, por falta de aptidões intelecto-morais para tanto), mas não se lançam ou param após as primeiras iniciativas no campo do ideal (eis a prova de que não nasceram para isso), enumerando uma série de motivos “justos e indiscutíveis”, para desertarem da gleba divina, desde a ingratidão de beneficiários e da falta de recursos financeiros e humanos, até a pretensa falta de tempo, em função de compromissos familiares e profissionais, para então se confiarem ao complexo de “vítima santa”, sendo, em verdade, orgulhosos e preguiçosos fujões dos trabalhos de Deus.
Que bom que labore nas oficinas da auto-depuração, aprendendo a se conhecer e se disciplinar em todos os sentidos. Que bom que já reconhece que não pode se envaidecer por nada, que tudo deve a Deus, que sozinho nada pode fazer e que está sempre a serviço das Potestades que representam a Divindade. Mas, pelo fato de notar-se hoje mais cônscio de suas limitações, não se sinta inadequado à tarefa que lhe foi designada pela Divina Vontade, já que se dá justamente o reverso: agora é que você está realmente capacitado para errar menos e acertar mais, na área seriíssima dos planejamentos divinos de grande alcance, para a humanidade terrena.
(Texto recebido em 11 de novembro de 2002.)