pelo espírito Eugênia.
Marginal é tudo que foge a uma linha padrão, não necessariamente com isto indicando que seja inferior ou abjeto. O que é subversivo, ainda que evolutivo, é tratado com desconfiança e até com aversão, por quem pertence às faixas conceituais dominantes da normalidade.
É por isto que, com freqüência, santos e revolucionários do passado de todas as áreas de atuação humanas foram nivelados a criminosos comuns. Gênios e loucos, devassos e vanguardistas são facilmente confundidos pela mentalidade ordinária. Quem está acima, da mesma forma que quem está abaixo da linha média de evolução planetária, é observado como alienígena, bizarro, quando não indesejável e execrável.
Assim, se você é tratado com desprezo, por quem lhe não compreende o modo de ser, por ter menos maturidade psicológica e espiritual, para uma avaliação adequada de sua pessoa e de seu comportamento, simplesmente releve e siga seu caminho em paz. Lembre-se das fogueiras que já foram acendidas, n’outro tempo, consumindo, nas chamas do desatino, almas nobres que aportaram à Terra, para promover o progresso de massas ignaras; e, agradecendo a Deus pela oportunidade de provar sua convicção e sua lealdade a compromissos assumidos, prossiga em seu roteiro de atividades beneméritas, persistindo em seu posto de serviço, certo de que aqueles que o amparam do plano espiritual de vida, em nome do Criador, tudo vemos e saberemos confortá-lo e protegê-lo em cada situação crítica.
E, mais ainda, recorde-se de que Jesus asseverou categoricamente que os verdadeiros profetas, os legítimos representantes de Deus, seriam sempre perseguidos e caluniados, sendo suspeito alguém ser invariavelmente bem falado pelas multidões que ainda não têm condições de compreender o que lhes é superior. Logo, malvistos são os facínoras vulgares e também os espíritos de escol mergulhados no plano físico de vida.
Mantenha isto em mente, da próxima vez em que se sentir atacado injustamente, e louve o Senhor que, em sua perfeita sabedoria, esconde a verdade de quem não pode compreendê-la, para só revelar-lha bem mais tarde, quando seus adversários gratuitos estarão chorando candentes lágrimas de remorsos, bem longe, entretanto, de poderem partilhar de sua intimidade mais uma vez.
(Texto psicografado pelo médium Benjamin Teixeira. Revisão de Delano Mothé.)