Benjamin de Aguiar
pelo Espírito Eugênia.

Uma grande dor o(a) atormenta. A pessoa que mais você ama tratou-o(a) com uma crueldade invulgar, destilando frieza e desamor. Seu coração descompassou. Não esperava o que viu e ouviu, justamente de quem partiu o mau comportamento.

Não se surpreenda, entretanto, prezado(a) amigo(a). O ser humano é uma colcha de contradições, e compete a você adaptar-se a essa realidade, deixando de recalcar sua dor, por não admitir que ninguém é completamente bom ou mau.

A partir de hoje, quando alguém o(a) decepcionar, lembre-se desse paradigma, para a fidedigna interpretação dos seres humanos: contradição. Existe uma multiplicidade de fatores e dimensões mentais no íntimo de toda criatura, e cabe a cada um de nós aceitarmos as ambiguidades que advierem da forma polifacetada de ser dos outros, a fim de viabilizarmos a vida em sociedade e, inclusive, podermos enxergar e integrar, com equilíbrio, os aspectos de contrassenso em nós mesmos.

Não desespere por o mundo não ser “preto no branco”. Nem tudo é “sim” e “não”. A Física Quântica, com sua teoria de probabilidades e eventualidades, assim como a Física Relativística, apontando para a ausência de absolutos, alertam para esta importante faceta lusco-fusco da existência.

Agora, que acorda, em crise, de seu sonho-pesadelo de ilusões perigosas, respire fundo e agradeça a Deus a oportunidade de perceber, por parâmetros mais amplos, o mundo como ele realmente é – ou mais próximo do que é –, e não como gostaria que fosse, para que siga adiante, determinado(a) e tranquilo(a).

Está tudo bem. Sorria e aprenda com a lição. Sobremaneira, jamais descreia de seus sonhos e de seus princípios fundamentais, por ter sido frustrado(a) em suas infantilidades. É melhor amadurecer do que se condenar à infelicidade.

(Texto recebido em 29 de janeiro de 2000.)


Ajude a santa e sábia Mestra Espiritual Eugênia e Seus Amigos igualmente Mestres Desencarnados a disseminarem Suas ideias de sabedoria e amor, e, com isso, tornarem o nosso mundo mais feliz e pacífico. Basta que encaminhe este arquivo a sua rede de e-mails. Para tanto, utilize a ferramenta abaixo, com os dizeres: “Envie esta mensagem para seus amigos”.

Se você está fora de Sergipe, pode assistir à palestra de Benjamin de Aguiar, ao vivo, aqui mesmo, pelo nosso site, mediante uma colaboração simbólica, destinada à manutenção dos equipamentos utilizados na transmissão via internet. Para acessar-nos, basta que venha até cá, às 18h de domingos, horário de Aracaju (atualmente alinhado com o de Brasília), e siga as instruções aqui dispostas, em postagem específica. (Lembramos que a entrada para a aula presencial é gratuita.)