Primeiramente, aplique a técnica da cortesia. A polidez, no trato social, é obrigatória por quem se diga civilizado(a).

Sendo possível, avance para o espírito de fraternidade, em que a empatia e o sentimento de pertencer a uma mesma família humana imperam.

Num terceiro instante, invista seus cabedais íntimos na caridade, de modo que a compaixão se case à atitude cristã de respeito à humanidade do próximo.

Entretanto, se até a piedade e o sentido de renúncia a qualquer ordem de interesse pessoal fracassaram, é chegada a hora propícia de você evocar o princípio da responsabilidade e empregar a energia salvadora da indignação justa, em suas diversas formas de manifestação, que, conforme as circunstâncias, podem variar do silêncio estoico ao discurso inflamado e supralúcido, desde que os fins educativos e resolutivos colimados sejam atingidos.

Nunca permita que, em suas relações com íntimos(as) ou distantes, o ideal sagrado do amor ou da caridade, por um lado, e muito menos a conveniência de superfície, noutro polo, abram as comportas de sua alma para a irresponsabilidade, ante os deveres apontados por sua consciência, em todos os âmbitos existenciais: dos familiares aos profissionais, dos acadêmicos aos espirituais.

No vasto espectro de possibilidades relacionais, um encontro fortuito pode evoluir da mera cordialidade para profundos elos de amizade e compromisso, assim como, noutro extremo, um contato mais frequente pode se fazer impertinente e tóxico. Utilize, dessarte, para qualquer ordem de interação social, o sistema das 4 fases-métodos de intercâmbio humano – cortesia, fraternidade, caridade e responsabilidade –, aplicando sempre o bom senso e a consciência, na transição entre os padrões de conduta, a fim de avaliar judiciosamente, caso a caso, momento a momento, como melhor se comportar.

Seguindo essa sugestão supraordenadora, haverá, no campo de seus relacionamentos interpessoais, uma probabilidade muito mais elevada de você minimizar erros e potencializar acertos, agindo com mais justiça e melhor sintonia com os Planos Sublimes de Consciência.

Eugênia-Aspásia (Espírito)
em Nome de Maria Cristo
Benjamin Teixeira de Aguiar (médium)
28 de janeiro de 2020