Benjamin Teixeira
pelo espírito Temístocles.
Se você não consegue alcançar a excelência em determinado dia de trabalho, seja bom no que faz, tanto quanto possível, mas faça o que esteja à sua altura fazer, sem protelar o cumprimento de seu dever.
Se você se sente indigno para o trabalho que realiza, dedique-se a atividades e esforços meritórios, no sentido de, então, compensando-se pelo mal que eventualmente haja feito ou pela deficiência que porte em si, possa sentir a consciência quite com a dimensão da responsabilidade.
Se você está triste por querer fazer mais e não conseguir, pense que muitas vezes fazer mais pode conduzir a desequilíbrio, desviando o foco para a quantidade, prejudicando a qualidade, e para a fixação exagerada em determinados departamentos de sua vida, ao custo de outros, negligenciados.
Não espere ser tudo para fazer pouco. Faça pouco e chegará a tudo que é realmente possível para você.
Seja modesto e humilde, generoso e compreensivo com todos com que convive, e encontrará descanso para sua alma, longe das paixões desgastantes do ego.
Em resumo, seja mais moderado, discreto e simples. Sua qualidade de vida ganhará muito com isso e, quanto ao quesito prosperidade e conquista de novos patamares de sucesso, sua serenidade favorecer-lhe-á a maior de todas as vitórias: aquela sobre si mesmo e sua circunstância.
(Texto recebido em 15 de setembro de 2002.)