(Sinopses de Sabedoria – 06.)

“Marta, Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas; no entanto, só uma é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que lhe não será tirada.

Jesus (Lucas, 10:41-42)


Benjamin Teixeira
pelo
Espírito Gustavo Henrique.

Por que tanta correria, amigo(a)?

Para onde vais tão espavorido(a)?

Para que aceleras o veículo, que te transporta a casa de máquinas do corpo? Para dilacerá-la adiante e perderes a oportunidade sagrada de recomeço e regozijo, de aprendizado e crescimento que o organismo de carne te faculta?

Para que aumentar a carga de tarefas profissionais? Para acumulares rendimento maior, que te será subtraído pela próxima explosão de bolha financeira, enquanto teus filhos te consideram um(a) estranho(a)… e assim permanecerão, até o fim de tua existência, numa amargurada velhice, cheia de remorsos?

Muda teu senso de importância e proporções, valores e hierarquia de prioridades. Precisas de tempo para ti, para a oração, para o recolhimento, para a vocação, para o “ócio criativo”, porque será nas atividades de predileção da alma que encontrarás a Porta do Céu – aquelas ocupações que te enchem de paz e sentimento de dever cumprido, fazendo-te sentir útil e solidário, mais humano, menos egoísta.

Por que adiar a visita ao tugúrio de pobreza (física ou moral), que uma “voz oculta” te sussurra deveres visitar, quanto antes?

Por que procrastinar o início daquele estudo que se te afigura essencial para a alma? O livro está lá, parado na tua estante, nos arquivos da biblioteca pública, nas prateleiras de uma livraria, ou, mais fácil ainda: em fontes confiáveis da rede mundial de computadores. O conhecimento seria dispensável? Em que medida agir com desprezo para com o conhecimento (ainda mais o que se intui fundamental para si) constitui desatino menor do que seria rasgar cédulas de dinheiro e lançar aos ares, em praça pública, em forma de papel picado, em noite de Carnaval?

Por que protelar mais a frequência ao templo de tua predileção ou maior afinidade? Por que deixar para depois a prática de oração e meditação que equivale a uma respiração do Espírito – algo em torno de que, portanto, não pode haver qualquer espaço a negociação, por se fazer visceral, vital, e, na sua ausência… letal, sendo a morte física a menos grave das consequências nefastas que se atraem sobre ti mesmo(a), caso te confies a esta ordem de negligência seriíssima?

Vê, amigo(a), que não sejas como a personagem da passagem evangélica, Marta. Nosso Senhor deixou bem claro onde estão as nossas verdadeiras prioridades. Esqueça a opinião do mundo sobre o que é ser um(a) “profissional responsável” ou um(a) “pai(mãe) de família cumpridor(a) de seus deveres”. Faze o que teu coração pede, sob a tutela de tua consciência, e, fica certo(a): ainda que o mundo desabe sobre ti, acusando-te de tudo que seja mais abominável… o Céu cantará hosanas contigo, porque estarás em sintonia de propósito com Aqueles que, dos Altiplanos da Espiritualidade Superior, focam o Ideal acima de tudo… e de todos…

(Texto recebido em 18 de novembro de 2009.)

(Vestimentas, em linguagem simbólica, constituem a “máscara social” que utilizamos, para cumprir nossas tarefas existenciais. Empregamos o verbete “máscara”, aqui, na acepção de “persona”, da terminologia junguiana, significando “programa de conduta socialmente aceitável” e não “falsidade”, como é mais comum no vernáculo. Cabe-nos esforçarmo-nos para que não percamos o “bonde da vida”, preocupados com coisas externas e fugazes, de somenos importância, quando cotejadas com os valores eternos do Espírito, base para a felicidade profunda e duradoura, nesta ou em qualquer outra vida, em corpos materiais ou fora deles.)

(Abaixo da caixa deste texto, na interface do site, foi postada, nesta madrugada também, a incorporação do mesmo Espírito que psicografou esta página, Gustavo Henrique, realizada ao final da palestra do último domingo, 15 de novembro.
)

Aviso:
Foi postado, no dia 14 de novembro, o Programa Salto Quântico exibido na referida data. Para acessá-lo, basta clicar no ícone do lado esquerdo da interface, ou diretamente aqui.
Equipe Salto Quântico.


Ajude a santa e sábia mestra espiritual Eugênia a disseminar Suas ideias de sabedoria e amor, e, com isso, tornar o nosso mundo mais feliz e pacífico. Basta que encaminhe este arquivo a sua rede de e-mails. Para tanto, utilize a ferramenta abaixo, com os dizeres: “Envie esta mensagem para seus amigos”.