por Benjamin Teixeira.


No que tange às faculdades mediúnicas e ao intercurso magnífico que oportunizam entre encarnados e desencarnados, as pessoas estão muito interessadas, normalmente, em ouvir o Plano Sublime de Existência, as almas de escol que se despojaram, de todo, das limitações humanas e das seduções do ego, bem como de nossa fisiologia animal e seus interesses subalternos. Apesar de podermos aventar que se trata de egoísmo ou de uma ótica míope na percepção do complexíssimo mundo espiritual, é compreensível que assim seja, porque, com esta pretensão de intercambiar com os “Seres de Luz”, teríamos mais a agregar valor em nosso processo de aprendizado contínuo rumo ao Éden.

Todavia, assim como um terapeuta aprende muito com os problemas de seus atendidos, e um professor, com as perguntas e dúvidas de seus discípulos, nós, como observadores do fenômeno mediúnico, muito temos a ampliar nossos horizontes de lucidez, com as experiências daqueles que se asilam no “Outro Lado da Vida”, sem se haverem definido plenamente pelo Universo do Bem. Não por acaso, Allan Kardec fez uso de inúmeros ditados de entidades sofridas do Além, para deslanchar inolvidáveis inferências morais para seus leitores (como se vê em “O Céu e o Inferno”, uma de suas cinco obras basilares, componentes do famigerado – nos meios espíritas – “pentateuco kardequiano”).

Em nossa reunião mediúnica da terça-feira passada, 4 de setembro, diante da minha psicovidência, surgiu, com uma forma teratológica e assustadora que não nos caberia aqui descrever (*), uma grande inteligência do domínio extrafísico de consciência, voltada para o mal. Indignado (apresentava-se masculino, com uma voz, por sinal, imponente e tonitruante) com o socorro prestado a protegidos de nossa organização (gente que freqüenta nossas palestras e reuniões de estudos e mediunidade, propiciadas por misericórdia dos mestres e santos da Dimensão Maior), cobrando e deblaterando contras as Potestades do Empíreo. Em meio a toda ordem de acusações indébitas e argumentações brilhantes, que, embora em tom sofismático e falacioso, denotavam-lhe grande domínio no âmbito do pensamento lógico, assacou o repto que aqui reproduzimos, paradoxalmente prenhe de sinceridade assertiva:

“Vocês podem se dizer da Luz, tanto quanto eu, com segurança, afirmo pertencer às trevas?”

Sem dúvida, podemos responder: NÃO.

Foi uma magnífica provocação para nossas meditações e reflexões, em estado de recolhimento e prece. Muito temos ainda a jornadear, pelas veredas evolutivas, para que nos possamos afirmar, categoricamente, indenes às influências do mal. Os instintos que nos foram incrustados ao arcabouço psíquico, por milhões de anos de condicionamento no reino animal, e os séculos de desatinos, paixões e apegos egóicos, nas encarnações humanas, em nosso passado espiritual mais recente, estão não só presentes, mas ativos demais, para que possamos nos sentir muito seguros de nossos propósitos e convicções no campo do bem.

Esta conclusão, que parece pessimista e pouco louvável, no domínio da fé e da espiritualidade, constitui, ironicamente, uma percepção fundamental sobre nossa natureza e seu complexo, ambivalente e imprevisível feixe de vetores psicológicos. Esta noção mais realista sobre quem somos nos permite, justamente por se afastar das fantasias do idílico-ingênuo, progressos mais efetivos e seguros, na seara de nossos interesses nobres de iluminação íntima. Toda certeza, no nível das especulações humanas, é, essencialmente, falha – como tanto se já asseverou neste nosso sítio eletrônico –, e, mais ainda, toda firmeza exacerbada, na área melindrosa do espírito, tem o condão mágico para degringolar sublimidade em degenerescência. A história das religiões e os horrores que foram perpetrados em nome de Deus dispensam-nos de minudenciar maiores argumentos.

A grande questão é compreendermos que reconhecer nossa humanidade e falibilidade, concomitantemente ao reforço no foco de nossos ideais de maturidade psicológica e ascese moral-espiritual, constitui a síntese-método apropriada para não assumirmos compromissos acima de nossas possibilidades práticas atuais, nem nos exigirmos realizações de aprimoramento interior fora de nossas presentes condições evolutivas. Até para crescer, existe um teto de flexibilidade psíquica para cada período de tempo, no histórico evolutivo-espiritual de um indivíduo. O esforço pode melhorar o aproveitamento deste coeficiente específico (personalíssimo) de evolução possível, assim como a alimentação, a atividade física e as condições sanitárias podem potencializar o período de um ano de crescimento de uma criança. Entretanto, por mais que propiciemos circunstância favorável, um garoto não crescerá, entre seus 10 e 11 anos, o que só pode realizar, em termos de desenvolvimento de seu corpo, no espaço dos 10 aos 18. Devemos lembrar desta metáfora, quando nos virmos violentando a própria alma, ignorando as dimensões reais de nossa estrutura psíquica do momento, em função, muitas vezes, de atender a expectativas utópicas, quando não narcísicas, na vaidade de nos sentirmos ou nos tornarmos mais espirituais, quem sabe até com o oculto desejo de nos julgarmos ou aparentarmos superiores aos outros (o que significaria incorrer no contra-senso crasso de seguir e ativar o ego, na tentativa de superação dele mesmo).

Quando adotamos uma perspectiva justa e realista de nós mesmos, administrando necessidades e educando tendências, sem reprimi-las (embora também sem a elas nos entregar totalmente), com foco permanente nas metas de serviço solidário, realização vocacional, crescimento interior, tudo é possível, inclusive a fidelidade inamovível ao Bem.

É neste sentido que podemos dizer que o irmão em humanidade, que nos lançou o desafio na reunião mediúnica, cometeu apenas um equívoco em sua avaliação, mas essencial em termos práticos e seriíssimo nas implicações e desdobramentos que provoca: não se deve perguntar se alguém é da Luz ou das trevas, como se pudéssemos ser totalmente incursos numa esfera de influência ou n’outra. Todos apresentamos percentuais variados de alinhamento com as potências do Bem e do mal, e será na mudança gradativa destes percentuais, nas teceduras mais profundas de nosso psiquismo, que, paulatinamente, trafegaremos das trevas para a Luz. É esse processo que chamamos de “evolução”, no que concerne aos seus aspectos espirituais inclusive, e não apenas àqueles que os livros de biologia nos asseveram ter havido progresso: no capítulo dos organismos materiais e das categorias filogenéticas.

Assim, não somos totalmente da Luz, nem ele completamente é das trevas, apesar da segurança com que fez sua assertiva. Talvez estejamos mais a caminho da Luz… e é isso que importa fazermos, com ânimo renovado, com disposição ao serviço ao próximo, com prazer de nos ilustrar, fomentando o próprio amadurecimento psicológico e moral. Neste trabalho fundamental de nossos espíritos eternos, devemos (já que constitui nossa propensão imanente basilar) investir tempo, energia e inspiração… sempre!

(Texto redigido em 11 de setembro de 2007. Revisão de Delano Mothé.)

(*) O perispírito ou corpo espiritual é extremamente plástico aos comandos da mente, sobretudo uma desenvolvida, como à que nos referimos neste relato. Amiúde, gênios do mal assumem forma monstruosa para inspirar medo, adquirindo, com isso, poder sobre os que se aterrorizam ante sua presença. Ou seja: muitas das imagens bizarras atribuídas a seres demoníacos, no correr da história das religiões, eram mais que fruto da imaginação sobrexcitada de teólogos problemáticos, constituindo resultado de métodos avançados de manipulação e hipnose, mobilizados por mentes degeneradas (mas poderosas) da outra dimensão de vida.
(Nota do Autor)