Deus tudo pode, tudo faz por Suas criaturas, desde que lhes não interfira no espaço de desenvolvimento da inteligência e de expansão dos sentimentos, o que implica, para a condição humana, a inviolabilidade do campo de consciência e a consequente liberdade de pensamento e de ação.
Em um plano mais profundo de considerações, no entanto, importa reconhecer que a consciência que interpreta, o pensamento que analisa e a ação que concretiza a liberdade do ser jamais existiriam, sem o contraponto da responsabilidade inarredável pela influência que se exerça no mundo. Ou seja: cada espírito se vincula inelutavelmente às consequências pelo que tenha feito ou deixado de fazer, além de seu grau de culpabilidade poder ser maior ou menor, conforme as circunstâncias e o modo como se portou ao agir ou omitir-se.
O Poder Infinito do(a) Criador(a) autocontém-Se, a fim de oferecer margem às escolhas pessoais. Todavia, concomitante e paradoxalmente, atrela as decisões de indivíduos e agrupamentos aos resultados naturais que delas advenham, imediatos, mediatos ou longínquos, variáveis de acordo com o coeficiente de construtividade ou destrutividade com que se manifestaram.
A Bondade igualmente sem bordas do Ser Supremo, entretanto, ameniza todo malefício, ao mesmo passo que potencializa qualquer benefício que pessoas e coletividades devam auferir de suas iniciativas e/ou não ações.
Confie na Inteligência Perfeita da Origem de tudo, filho(a) amado(a), e tente se posicionar perante os desafios existenciais, íntimos ou exteriores (aparentemente) a você, com a resolutividade das almas cônscias de que nunca estão sós e de que os eventos da vida ocorrem sempre com finalidades educativas, ainda que amiúde caracterizadas por maior negatividade – o polo necessário ao fluxo vital do existir, para que o dinamismo da evolução se desdobre, complexo, imprevisível e, em última instância, fora do alcance do espectro cognitivo humano.
Benjamin Teixeira de Aguiar (médium)
Eugênia-Aspásia (Espírito)
em Nome de Maria Cristo
LaGrange, Nova York, Estados Unidos da América
3 de agosto de 2022