Benjamin Teixeira
pelo espírito Eugênia.

É necessário destacar aos prezados confrades e confreiras aqui presentes que o mais importante, em todas as questões da causa espiritista, é trazermos o Espiritismo para o âmago de nossos corações; seja na fala sincera com os entes queridos, em casa; seja na conversa amistosa, com os companheiros de trabalho; ou na interação respeitosa, numa cortesia sincera, em situações sociais, não apenas dissimuladas, portanto, no verniz social… – apenas para citar o aspecto “relacionamentos interpessoais” de nossas vidas.

Devemos carrear conosco o Espiritismo, como fé que nos entusiasma, e não apenas como convicção que baila em nossos intelectos, sem nos afetar os corações. Destarte, quando deixarmos que este luminar conjunto de princípios adentre plenamente nossas almas, viveremos motivados, sem precisarmos de estímulos externos para a nossa alegria e paz.

Importante também apresentar a ressalva de que, ainda que tudo aconteça aparentemente de modo contrário às nossas expectativas do bem, Deus está conosco, e Sua Infinita Bondade sempre vela por nossos caminhos, fazendo com que transbordantes graças espoquem em cada singularidade de nosso jornadear.

Muitas vezes, as crises, as decepções, as dificuldades são nossas principais dádivas no percurso existencial. Paremos, destarte, de tomar o foco da lamentação e da tristeza. O pessimismo, mais do que um erro emocional, constitui uma falha filosofal, porque, neste universo de Deus, tudo é essencialmente bom; e, para disto tomarmos completa nota, basta que saibamos vislumbrar o propósito invariavelmente educativo, a finalidade construtiva que jaz implicada em cada conjuntura, em princípio ou superficialmente, vista como desgraçada.

Por fim, gostaria de lembrar aos queridos amigos de ideal aqui presentes que, acima de todas as incongruências aparentes e reveses lamentáveis da existência, sobrepaira o amor de Nossa Mãe Maria, que, em Nome de Deus, na Terra, vela por nossas veredas, nosso futuro, nossa felicidade…
(Mensagem recebida psicofonicamente, pelo médium Benjamin Teixeira, em 15 de outubro de 2006, ao fim da palestra pública semanal, que acontece todo domingo, às 19h30min, no Espaço Emes, Aracaju, Sergipe. Revisão de Delano Mothé.)

Fonte: http://www.saltoquantico.com.br