Desde a infância, nutro pela recém-falecida rainha Elizabeth II uma significativa simpatia que, com o tempo, converteu-se em piedade, pelo peso de responsabilidades medonhas que a coroa lhe impunha.
Surpreendi-me, no entanto, tocado de compaixão, com a comoção de multidões, por ocasião do decesso carnal da monarca quase centenária – para muitos(as), sequer chefe de estado de seus respectivos países de origem ou residência.
Quase de pasmar como agiam, de certa maneira, quais sonâmbulos(as), atordoados(as) por um pesadelo que não logravam compreender.
Cidadãos(ãs) da Grã-Bretanha e das catorze nações que ainda têm o(a) portador(a) da coroa inglesa como sua majestade julgavam prestar sua última homenagem, apresentar seu respeito final a uma figura ilustre que acabara de vir a óbito.
Em uma análise mais profunda, percebemos o reino da fantasia e das ilusões substituindo, trágica e pobremente, o Reino do Espírito e da Realidade Fundamental.
Que Elizabeth II encontre paz, em sua nova jornada, como espírito que é, como qualquer um(a) de nós – podendo mesmo renascer na condição de plebeia, no mais longínquo rincão do vasto império que a idolatrava, nesta sua última existência física.
Para nós todos(as), fica um grave alerta, potencializado pela curiosa “coincidência” de a morte biológica da soberana inglesa ocorrer no dia da tradicional celebração da natividade de Maria de Nazaré…
Devemos estabelecer nossa devoção para com a Divindade, que invariavelmente nos ouve e nos atende – ainda que nem sempre de acordo com nossas expectativas, naturalmente pejadas de falhas de avaliação –, através ou não das realezas simbólicas que A representam, como Maria Cristo, celebremente conhecida por “Regina Celi” (Rainha do Céu), em vez de nos apegarmos a ícones meramente humanos e mortais, postados no topo de instituições retrógradas e angustiantes que não preenchem o coração de ninguém, nem conferem propósito à vida de pessoa alguma.
Benjamin Teixeira de Aguiar
e Amigos(as) Espirituais
LaGrange, Nova York, Estados Unidos
8 de setembro de 2022