http://www.saltoquantico.com.br/wp-content/uploads/Fofoca3.jpg
(Sinopses de Sabedoria – 15.)

Benjamin Teixeira
pelo
Espírito Gustavo Henrique.

Permuta, amigo, teu discurso de reclamação por ação efetiva no bem.

Podes ter razão sobre muita coisa do que falas, mas ficará mais claro que estás coberto de juízo em tuas avaliações, se o provares, fazendo melhor.

Vê, querido amigo, que te não tornes parte do problema, em vez de te empenhares em colaborar com a solução de qualquer questão – o que faz todo homem (e mulher) lúcido(a), de bem e maduro(a). Profetas do Apocalipse, a protestarem contra tudo e todos, apontando falhas em realizações e criticando pessoas, temos aos montes. Os dizeres do Apóstolo Chico Xavier ainda ressoam em nossos ouvidos: “Temos que nos fazer estações terminais de toda fofoca, porque a fofoca também mata.”

Responsabilidade é contribuir para a edificação do bem, em qualquer circunstância. Mesmo ante comentários aparentemente desprovidos de importância ou maiores consequências, podemos cooperar com a constituição de um padrão melhor de pensamento, sentimento e atitude. Trata-se de processo contínuo de educação da alma e sua forma de enxergar o mundo e com ele interagir, processo este em que somos nós mesmos, em nos dedicando a ele, os primeiros beneficiados.

Logo, a partir de apontamentos prosaicos no cotidiano (porque a vida é conformada de segundos e não de anos apenas), poderemos construir o edifício de convicções e filtros de percepção que terão implicações altamente relevantes à nossa e à felicidade de todos que entretecem algum nível de relação conosco, direta ou indireta.

Se alguém se lamuria pelo clima, rememoremos a alegria e bênção da tecnologia, ofertando-nos recursos de climatização dos ambientes, sejam refrigeradores, aquecedores ou tão-só o teto amigo que nos abriga das intempéries ou do sol inclemente.

Se outrem te acabrunha o moral, declarando misérias sobre a vida pública, nacional ou local, lembra dos inúmeros trabalhadores de bem que mantêm a roda viva do progresso e da produtividade das sociedades, em todos os seus departamentos, inclusive nos altos comandos da República.

Se um terceiro desavisado apresenta apontamentos menos lisonjeiros sobre a vida íntima de determinada dama, recordemos ao falante empolgado que talvez não haja plena verdade no informe que lhe foi passado; e, ainda que haja fidedignidade no relato, podemos não fazer ideia da dimensão de desafios e dificuldades que esta mesma dama terá faceado e ainda faceia, em outros setores de sua existência, quiçá salvando vidas da beira do suicídio, com enorme empenho solidário de auxílio fraterno.

Seja qual for a fala que nos chegue ou a tentação que tu mesmo tenhas de emitir juízos de valor sobre pessoas, situações e eventos, relembra o Cristo, no alto da Cruz, e torna ao foco de tua atenção, para ajuizares, então, se o assunto ainda importa ou como importa ser abordado. E se, ainda assim, compreenderes que certas colocações devam ser feitas (mesmo que menos doces), reveste-as de cuidado, zelo e construtividade, para que fomentem bem-estar, aprendizado e estímulo à fraternidade naqueles que te honrarem com a escuta.

(Texto recebido em 8 de fevereiro de 2010.)


Ajude a santa e sábia mestra espiritual Eugênia a disseminar Suas ideias de sabedoria e amor; e, com isso, tornar o nosso mundo mais feliz e pacífico. Basta que encaminhe este arquivo a sua rede de e-mails. Para tanto, utilize a ferramenta abaixo, com os dizeres: “Envie esta mensagem para seus amigos”.