Benjamin Teixeira
pelo espírito Egberto de Alexandria.
Recomece o dia de hoje como se fosse ontem – com o mesmo ânimo, ainda que combalido; com a mesma determinação, ainda que derrotado; com o mesmo ideal, ainda que decepcionado.
Olhe para o futuro com a esperança de uma criança pequenina; para o presente, com a coragem de um guerreiro intimorato; para os problemas, com a tranqüilidade de um matemático.
Não complique o que é simples. A vida se resolve por meio de pragmatismo e boa vontade, misturados a boas doses de bom senso. O resto é conseqüência; tudo é solucionado pelo tempo, quando não imediatamente resolvido por uma negociação razoável com as circunstâncias.
Procure nivelar sua vida pelos padrões mais altos de consciência que puder atingir, mas jamais ignorando sua natureza, tal qual hoje se apresenta. Ignorar o próprio nível evolutivo é o equivalente a se suicidar psicologicamente, e enveredar pela rota da frustração e da decepção.
Seja ético e decente. Não adianta procurar se tranqüilizar, quando a conduta do indivíduo não anda pari passu com os melhores princípios organizadores do universo e da vida. O que se faz contra a moral sente-se na própria consciência, que se conturba, perdendo toda a paz e, logo mais, o equilíbrio mental.
(Texto recebido em 17 de fevereiro de 2003.)