Credulidade é ruim. Fé é essencial.
Talvez você associe toda expressão de fé ao primarismo psicológico daqueles(as) que se confiam a crendices populares, superstições baratas ou fanatismos anacrônicos.
Esteja certo(a), porém, de que entre a fé verdadeira e o religiosismo vulgar há uma distância tão abissal quanto a que existe entre o batuque selvático e a beleza de uma grande sinfonia.
Se você valoriza a razão e a lógica, o raciocínio frio e o espírito crítico, isso é ótimo! Continue assim: será mais lúcido(a) e menos passível de erros graves.
Todavia, não imagine que, para ser maduro(a), inteligente e sábio(a), em níveis de excelência, você possa dispensar o exercício da própria espiritualidade, porque ela constitui o coroamento das percepções mais avançadas do ser humano.
Convicções espirituais são fruto de uma construção complexa do magnífico poder de abstração das mentes mais desenvolvidas, aptas a enxergar o que subjaz às aparências e a concluir além das premissas mais óbvias.
Pense em Deus, e seu cérebro funcionará melhor. Crie uma relação com o Ser Supremo, e suas chances de alcançar a plenitude centuplicarão. Ignore o Espírito, e estará se fadando à infelicidade…
Benjamin Teixeira de Aguiar (médium)
Eugênia-Aspásia (Espírito)
27 de julho de 2004