Não tenha medo das inconstâncias da vida. A existência humana não é uma linha reta, mas uma curva espiralada ascendente, com episódicos momentos de descendência, seguidos de ascensões ainda maiores.
Se você imagina um esquema quadradinho e colorido da realidade, está se limitando ao jardim de infância evolutivo, quando talvez já tenha condições de cursar a escola secundária, em que a álgebra e a trigonometria casam-se em arranjos abstratos de matemática pura.
“Pense fora da caixa”, como propõem os(as) norte-americanos(as). Além dos muros do convencional, do previsível e do dedutível é que se encontra o campo virgem e fértil da criatividade, da percepção e compreensão profundas dos eventos existenciais.
Aguarde surpresas negativas em seu jornadear, não com o tom pessimista de quem espera sempre o pior, mas com a plena convicção de que elas constituem parte de um processo maior, produzindo resultados positivos no cômputo final.
Fixe sua mente, assim, nos padrões gerais, na linha média do gráfico de suas experiências, e não nas oscilações próprias ao instante que passa.
Benjamin Teixeira de Aguiar (médium)
Eugênia-Aspásia (Espírito)
19 de setembro de 2004